Maioria de candidatos à presidência do PT prega continuidade; minoria critica aliança com PMDB e candidatura de Dilma

Embalados pela popularidade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aprovado, segundo pesquisas, por mais de 80% dos brasileiros, a maioria dos candidatos à presidência do PT (Partido dos Trabalhadores) se mostram dispostos a continuar as políticas implantadas na administração lulista. O primeiro turno das eleições no partido acontece no dia 22 de novembro.
A aliança do PT com o PMDB e a decisão de sacrificar candidatos nos Estados para ter mais força nacionalmente são pontos que geram discórdia entre a minoria dos candidatos. Já a candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) à presidência da República em 2010 é apoiada por 5 dos 6 candidatos.Nesta quinta-feira (15) à noite, todos os candidatos participaram de um debate no hotel San Marco em Brasília (DF). Foi o primeiro de uma série de debates em 7 capitais do país antes do primeiro turno da eleição.O ex-presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, da chapa Construindo um Novo Brasil, é tido como favorito na sucessão. Dutra é apoiado por Lula e pelo atual presidente do partido, o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP). Segundo Dutra, o apoio da direção partidária não desequilibra a disputa."Não é questão de desequilíbrio. Eu não tenho vergonha de falar que eu sou o candidato de continuidade", disse Dutra.Apesar de não serem candidatos da situação, Geraldo Magela, da corrente Movimento, e Iriny Lopes, da Esquerda Socialista, também usaram a palavra "continuidade". Eles declararam apoio ao governo Lula e à política de alianças do partido.José Eduardo Cardoso, da Mensagem ao Partido, concorda com os rumos do governo Lula, mas criticou o sacrifício de candidatos petistas nos Estados para facilitar uma aliança com o PMDB em nível nacional. "Não podemos menosprezar as eleições nos Estados. Quanto mais tivermos força nos Estados, maior a possibilidade de construirmos um governo de Dilma Rousseff", disse Cardoso.Os únicos candidatos a falar em ruptura foram Markus Sokol, da corrente O Trabalho, e Serge Goulart, da Esquerda Marxista. Dutra diz que essa visão é "minoritária" no partido."Hoje, a exceção das candidaturas do Marcos e do Sokol, que eu respeito mas são minoritárias no PT, há um consenso em torno da política de alianças. Inclusive a participação do PMDB", disse Dutra.Sokol, por sua vez, reconheceu o favoritismo de Dutra. "Desde sempre o presidente apoiou as chapas vitoriosas. Ele, como membro do partido, tem o direito de se posicionar publicamente. A dificuldade no PED (Processo de Eleição Direta) é a desproporção gigantesca de recursos que são alocados para uma ou outra chapa", disse.
Piero LocatelliDo UOL NotíciasEm Brasília
Read More

Hérnia de Disco




Os discos da coluna, chamados discos intervertebrais, são estruturas finas e achatadas que servem de “amortecedores” entre as vértebras. Cada disco é feito de uma parte interna gelatinosa e macia cercada por um revestimento externo duro e fibroso. Esta estrutura permite ao disco ser firme o bastante para manter o espaço entre as vértebras, mas macio o bastante para comprimir quando a espinha se curva durante uma flexão ou compressão, apoiando e mantendo a coluna flexível.
Em algumas pessoas, principalmente adultos de meia-idade, o revestimento externo e duro de um disco desenvolve uma área de fraqueza ou uma pequena fissura. Quando isto acontece, parte do interior do disco pode ser empurrada para fora de sua posição normal (hérnia), produzindo uma condição chamada hérnia de disco. Se a hérnia de disco comprimir os nervos próximos do canal espinhal, isto pode causar uma variedade de sintomas relacionados aos nervos, incluindo dor, diminuição da sensibilidade e fraqueza muscular. Nos casos mais graves, uma hérnia de disco pode comprimir os nervos que controlam o intestino e a bexiga, causando incontinência urinária (falta de controle da urina) e fecal (perda do controle das fezes).
Os especialistas não entendem completamente por que os discos herniam. A maioria deles atribui esta condição a uma combinação dos fatores:
o Discos envelhecidos – A hérnia de disco é rara em pessoas jovens, mas é comum entre pessoas acima dos 35 a 55 anos de idade. De todos os fatores responsáveis pela hérnia de disco, envelhecer é provavelmente o mais importante. Com a idade, a camada exterior do disco parece lentamente se degenerar, provavelmente por causa de décadas de postura vertical e da flexão das costas.
o Fatores genéticos - Em algumas famílias, vários parentes sofrem de hérnia de disco, considerando o fato de que outras famílias não são afetadas nunca. Se a hérnia de disco é comum em uma determinada família, ela pode ter um começo extraordinariamente precoce nestas pessoas, até mesmo antes dos 21 anos de idade. Estudos estão começando a identificar os genes específicos ligados a formas herdadas da hérnia de disco.
o Fatores de risco individuais – Uma pessoa pode ter um risco aumentado de ter hérnia de disco se trabalhar em uma função ou praticar um esporte que envolva o levantamento de peso ou o excesso de movimentos de dobra ou giro da coluna.
Há três áreas distintas da coluna vertebral onde uma hérnia de disco pode acontecer:
o A região cervical - entre as vértebras do pescoço,
o A região torácica - entre as vértebras da parte superior das costas, próximo das costelas,
o A região lombar - entre as vértebras na parte mais baixa das costas, sobre a bacia.
A hérnia de disco é muito comum na região lombar. É relativamente rara na região torácica onde ela responde por uma em cada 200 ou 400 casos de hérnia de disco.
Quadro Clínico
O primeiro sintoma de uma hérnia de disco normalmente é a dor na área do disco afetado. Alguns pesquisadores acreditam que esta dor é um sinal que a camada exterior e dura do disco está lesada ou debilitada, não necessariamente que a parte interna já tenha herniado. Se a camada interna hernia e comprime um nervo próximo, os sintomas resultantes variam, dependendo do local da hérnia de disco:
o Na região cervical - Pode haver dor no pescoço, ombros, na escápula (“pá”), braços ou no tórax, associada a uma diminuição da sensibilidade ou de fraqueza no braço ou nos dedos. Se a dor é concentrada no tórax e no braço, pode imitar a dor torácica típica do infarto do coração. Ocasionalmente, pode acontecer aumento da freqüência da urina e dores de cabeça.
o Na região torácica – Os sintomas tendem a ser inespecíficos, incomodando durante muito tempo. Pode haver dor na parte superior ou inferior das costas, dor abdominal ou dor nas pernas, associada à fraqueza e diminuição da sensibilidade em uma ou ambas as pernas. Algumas pessoas afetadas também reclamam de incontinência (perda do controle) intestinal ou da bexiga.
o Na região lombar - Muitas pessoas sofrem dor nas costas durante anos, intermitente e moderada, antes de ter uma crise (levantando peso, dobrando ou torcendo a coluna, súbita e abruptamente), agravando seus sintomas a ponto de procurarem ajuda do médico. Pode-se também ter uma crise sem um fator ativador identificável. Na maioria das pessoas com uma hérnia de disco lombar, a dor forte atrás da perna é a principal queixa. Esta dor é chamada ciática porque vem da pressão no nervo ciático. Este nervo normalmente começa na parte mais baixa das costas, então se espalha pelas nádegas e corre em direção à coxa e à perna. A dor ciática fica tipicamente pior se o paciente tosse, espirra, se abaixa ou movimenta as costas de forma súbita. Freqüentemente a dor ciática alivia com o repouso e pode piorar ao dirigir ou carregar peso. Além disso, pode ocorrer diminuição da sensibilidade, formigamento ou fraqueza muscular nas nádegas ou na perna do mesmo lado da dor. Em formas mais raras e mais graves de hérnia de disco lombar, o nervo fica mais extensivamente comprimido. Se isto acontecer, sintomas adicionais podem ocorrer, incluindo dor anal, perda do controle os intestinos e da bexiga, e formigamento ao redor da área genital, nádegas ou parte de trás das coxas.
Diagnóstico
O médico revisará sua história clínica, incluindo qualquer história de febre, câncer, uso esteróides ou trauma recente que tenha atingido a coluna. Ele então irá fazer perguntas específicas sobre sua dor quanto:
o À freqüência e intensidade da dor,
o À localização (se fica restrita às costas ou se espalha para o ombro, braços, tórax, nádegas ou pernas?),
o À época de aparecimento,
o Ao fator desencadeante (movimento brusco, carregamento de peso, etc),
o Aos fatores de melhora ou piora,
o À influência do repouso no desaparecimento ou não da dor,
o Aos sintomas associados (sensibilidade, perda de controle das fezes ou urina, etc).
Depois ele fará um exame físico completo para descartar outras doenças que possam causar dor nas costas, como o câncer ou uma osteomielite (infecção dos ossos) da coluna.
Este exame físico geral será seguido de um exame mais detalhado de suas costas no qual ele ira procurar diferenças entre seus lados direito e esquerdo (assimetria), espasmos musculares, curvatura anormal (lordose, escoliose, cifose, etc), limitação dos movimentos, falta de flexibilidade, áreas de formigamento ou de maior ou menor sensibilidade. Os resultados ajudarão o médico a descartar outros tipos de dor nas costas que possam causar sintomas semelhantes.
O médico solicitará radiografias da coluna, uma tomografia computadorizada (TC) ou até uma Imagem de Ressonância Magnética (IRM) se o diagnóstico inicial não estiver claro, se os sintomas persistirem ou piorarem depois de várias semanas de tratamento, ou se ele estiver considerando uma cirurgia. Como os exames de imagem, como a IRM ou a TC, podem mostrar anormalidades do disco em pessoas sem sintomas, os resultados devem ser interpretados com cuidado. É comum encontrar-se anormalidades no exame que não têm nenhum efeito sobre os sintomas. O médico também pode recomendar uma eletromiografia, um exame que analisa o músculo e a função dos nervos para identificar locais de compressão ou irritação nervosa.
Prevenção
Em muitos casos, não é possível prevenir uma hérnia de disco. Porém, se você sofreu de uma hérnia de disco no passado, você pode diminuir suas chances dela entrar em crise novamente:
o Evitando atividades que requerem levantamento de peso pesado ou dobrar a coluna repetitivamente,
o Praticando boa postura,
o Mantendo um peso saudável,
o Seguindo um programa de fisioterapia com o intuito de melhorar a força muscular de suas costas e melhorar a flexibilidade do abdome e nas costas,
o Exercitando-se regularmente, especialmente com natação e caminhada.
Tratamento
Na maioria dos casos, uma hérnia de disco (com ou sem ciática) responderá ao tratamento conservador. Isto pode incluir:
o Repouso na cama (geralmente não mais que um dia ou dois),
o Compressas de água morna,
o Medicamentos como os antiinflamatórios não esteroidais (AINES) e relaxantes musculares. Alguns médicos prescrevem corticosteróides orais, embora os benefícios deste tratamento sejam questionáveis.
Como a inatividade prolongada pode levar ao despreparo físico, seu médico pode sugerir que você comece um programa de exercícios físicos precocemente. Até mesmo se você começar seu tratamento com um a dois dias de descanso na cama, ele pode recomendar que você complete com dois ou três períodos de 20 minutos de caminhada por dia. Depois de uma a duas semanas, você pode começar um programa mais forte de exercícios aeróbios diários (caminhada mais prolongada, andar de bicicleta e natação) além da fisioterapia. Outros tipos de tratamento conservador que se mostraram úteis para algumas pessoas incluem o ultra-som, as massagens e a acupuntura.
Quando estas medidas conservadoras não funcionam, injeções de corticóide epidurais (na coluna) podem ser úteis. Isto envolve a injeção cuidadosa de um corticóide no espaço em torno da espinha dorsal e dos nervos sob pressão.
Se já houve perda do controle dos intestinos ou da bexiga ou se houver evidência de lesão progressiva de um nervo, um tratamento mais agressivo pode ser necessário, incluindo a cirurgia. Na maioria dos casos, isto significa remover o disco, envolvendo a realização de uma grande cirurgia. Entretanto, mais recentemente, uma cirurgia menos invasiva tem sido feita na qual a hérnia de disco é corrigida por uma “sonda” inserida por uma incisão minúscula. A cirurgia também pode ser recomendada para pessoas que têm dores persistentes e incapacitantes que não respondem a pelo menos seis a oito semanas de tratamento conservador.
Qual médico procurar?
Procure um ortopedista (especializado em coluna) ou neurocirurgião imediatamente se você desenvolver dor nas costas, especialmente se você também tem dor ou sensibilidade em seus braços ou pernas ou se você perde controle de seus intestinos ou bexiga.
Prognóstico
Na maioria das pessoas, a dor nas costas melhora gradualmente dentro de quatro a seis semanas de tratamento.
Aproximadamente 60% das pessoas respondem a terapia conservadora dentro de uma semana, e 90 a 98% respondem dentro de seis semanas. A cirurgia tem uma expectativa de sucesso elevada quando a IRM ou a TC demonstram que a causa dos sintomas pode ser corrigida.
__________________________________
Publicado por
Informedicals PoliclinIntrodução
Os discos da coluna, chamados discos intervertebrais, são estruturas finas e achatadas que servem de “amortecedores” entre as vértebras. Cada disco é feito de uma parte interna gelatinosa e macia cercada por um revestimento externo duro e fibroso. Esta estrutura permite ao disco ser firme o bastante para manter o espaço entre as vértebras, mas macio o bastante para comprimir quando a espinha se curva durante uma flexão ou compressão, apoiando e mantendo a coluna flexível.
Em algumas pessoas, principalmente adultos de meia-idade, o revestimento externo e duro de um disco desenvolve uma área de fraqueza ou uma pequena fissura. Quando isto acontece, parte do interior do disco pode ser empurrada para fora de sua posição normal (hérnia), produzindo uma condição chamada hérnia de disco. Se a hérnia de disco comprimir os nervos próximos do canal espinhal, isto pode causar uma variedade de sintomas relacionados aos nervos, incluindo dor, diminuição da sensibilidade e fraqueza muscular. Nos casos mais graves, uma hérnia de disco pode comprimir os nervos que controlam o intestino e a bexiga, causando incontinência urinária (falta de controle da urina) e fecal (perda do controle das fezes).
Os especialistas não entendem completamente por que os discos herniam. A maioria deles atribui esta condição a uma combinação dos fatores:
o Discos envelhecidos – A hérnia de disco é rara em pessoas jovens, mas é comum entre pessoas acima dos 35 a 55 anos de idade. De todos os fatores responsáveis pela hérnia de disco, envelhecer é provavelmente o mais importante. Com a idade, a camada exterior do disco parece lentamente se degenerar, provavelmente por causa de décadas de postura vertical e da flexão das costas.
o Fatores genéticos - Em algumas famílias, vários parentes sofrem de hérnia de disco, considerando o fato de que outras famílias não são afetadas nunca. Se a hérnia de disco é comum em uma determinada família, ela pode ter um começo extraordinariamente precoce nestas pessoas, até mesmo antes dos 21 anos de idade. Estudos estão começando a identificar os genes específicos ligados a formas herdadas da hérnia de disco.
o Fatores de risco individuais – Uma pessoa pode ter um risco aumentado de ter hérnia de disco se trabalhar em uma função ou praticar um esporte que envolva o levantamento de peso ou o excesso de movimentos de dobra ou giro da coluna.
Há três áreas distintas da coluna vertebral onde uma hérnia de disco pode acontecer:
o A região cervical - entre as vértebras do pescoço,
o A região torácica - entre as vértebras da parte superior das costas, próximo das costelas,
o A região lombar - entre as vértebras na parte mais baixa das costas, sobre a bacia.
A hérnia de disco é muito comum na região lombar. É relativamente rara na região torácica onde ela responde por uma em cada 200 ou 400 casos de hérnia de disco.
Quadro Clínico
O primeiro sintoma de uma hérnia de disco normalmente é a dor na área do disco afetado. Alguns pesquisadores acreditam que esta dor é um sinal que a camada exterior e dura do disco está lesada ou debilitada, não necessariamente que a parte interna já tenha herniado. Se a camada interna hernia e comprime um nervo próximo, os sintomas resultantes variam, dependendo do local da hérnia de disco:
o Na região cervical - Pode haver dor no pescoço, ombros, na escápula (“pá”), braços ou no tórax, associada a uma diminuição da sensibilidade ou de fraqueza no braço ou nos dedos. Se a dor é concentrada no tórax e no braço, pode imitar a dor torácica típica do infarto do coração. Ocasionalmente, pode acontecer aumento da freqüência da urina e dores de cabeça.
o Na região torácica – Os sintomas tendem a ser inespecíficos, incomodando durante muito tempo. Pode haver dor na parte superior ou inferior das costas, dor abdominal ou dor nas pernas, associada à fraqueza e diminuição da sensibilidade em uma ou ambas as pernas. Algumas pessoas afetadas também reclamam de incontinência (perda do controle) intestinal ou da bexiga.
o Na região lombar - Muitas pessoas sofrem dor nas costas durante anos, intermitente e moderada, antes de ter uma crise (levantando peso, dobrando ou torcendo a coluna, súbita e abruptamente), agravando seus sintomas a ponto de procurarem ajuda do médico. Pode-se também ter uma crise sem um fator ativador identificável. Na maioria das pessoas com uma hérnia de disco lombar, a dor forte atrás da perna é a principal queixa. Esta dor é chamada ciática porque vem da pressão no nervo ciático. Este nervo normalmente começa na parte mais baixa das costas, então se espalha pelas nádegas e corre em direção à coxa e à perna. A dor ciática fica tipicamente pior se o paciente tosse, espirra, se abaixa ou movimenta as costas de forma súbita. Freqüentemente a dor ciática alivia com o repouso e pode piorar ao dirigir ou carregar peso. Além disso, pode ocorrer diminuição da sensibilidade, formigamento ou fraqueza muscular nas nádegas ou na perna do mesmo lado da dor. Em formas mais raras e mais graves de hérnia de disco lombar, o nervo fica mais extensivamente comprimido. Se isto acontecer, sintomas adicionais podem ocorrer, incluindo dor anal, perda do controle os intestinos e da bexiga, e formigamento ao redor da área genital, nádegas ou parte de trás das coxas.
Diagnóstico
O médico revisará sua história clínica, incluindo qualquer história de febre, câncer, uso esteróides ou trauma recente que tenha atingido a coluna. Ele então irá fazer perguntas específicas sobre sua dor quanto:
o À freqüência e intensidade da dor,
o À localização (se fica restrita às costas ou se espalha para o ombro, braços, tórax, nádegas ou pernas?),
o À época de aparecimento,
o Ao fator desencadeante (movimento brusco, carregamento de peso, etc),
o Aos fatores de melhora ou piora,
o À influência do repouso no desaparecimento ou não da dor,
o Aos sintomas associados (sensibilidade, perda de controle das fezes ou urina, etc).
Depois ele fará um exame físico completo para descartar outras doenças que possam causar dor nas costas, como o câncer ou uma osteomielite (infecção dos ossos) da coluna.
Este exame físico geral será seguido de um exame mais detalhado de suas costas no qual ele ira procurar diferenças entre seus lados direito e esquerdo (assimetria), espasmos musculares, curvatura anormal (lordose, escoliose, cifose, etc), limitação dos movimentos, falta de flexibilidade, áreas de formigamento ou de maior ou menor sensibilidade. Os resultados ajudarão o médico a descartar outros tipos de dor nas costas que possam causar sintomas semelhantes.
O médico solicitará radiografias da coluna, uma tomografia computadorizada (TC) ou até uma Imagem de Ressonância Magnética (IRM) se o diagnóstico inicial não estiver claro, se os sintomas persistirem ou piorarem depois de várias semanas de tratamento, ou se ele estiver considerando uma cirurgia. Como os exames de imagem, como a IRM ou a TC, podem mostrar anormalidades do disco em pessoas sem sintomas, os resultados devem ser interpretados com cuidado. É comum encontrar-se anormalidades no exame que não têm nenhum efeito sobre os sintomas. O médico também pode recomendar uma eletromiografia, um exame que analisa o músculo e a função dos nervos para identificar locais de compressão ou irritação nervosa.
Prevenção
Em muitos casos, não é possível prevenir uma hérnia de disco. Porém, se você sofreu de uma hérnia de disco no passado, você pode diminuir suas chances dela entrar em crise novamente:
o Evitando atividades que requerem levantamento de peso pesado ou dobrar a coluna repetitivamente,
o Praticando boa postura,
o Mantendo um peso saudável,
o Seguindo um programa de fisioterapia com o intuito de melhorar a força muscular de suas costas e melhorar a flexibilidade do abdome e nas costas,
o Exercitando-se regularmente, especialmente com natação e caminhada.
Tratamento
Na maioria dos casos, uma hérnia de disco (com ou sem ciática) responderá ao tratamento conservador. Isto pode incluir:
o Repouso na cama (geralmente não mais que um dia ou dois),
o Compressas de água morna,
o Medicamentos como os antiinflamatórios não esteroidais (AINES) e relaxantes musculares. Alguns médicos prescrevem corticosteróides orais, embora os benefícios deste tratamento sejam questionáveis.
Como a inatividade prolongada pode levar ao despreparo físico, seu médico pode sugerir que você comece um programa de exercícios físicos precocemente. Até mesmo se você começar seu tratamento com um a dois dias de descanso na cama, ele pode recomendar que você complete com dois ou três períodos de 20 minutos de caminhada por dia. Depois de uma a duas semanas, você pode começar um programa mais forte de exercícios aeróbios diários (caminhada mais prolongada, andar de bicicleta e natação) além da fisioterapia. Outros tipos de tratamento conservador que se mostraram úteis para algumas pessoas incluem o ultra-som, as massagens e a acupuntura.
Quando estas medidas conservadoras não funcionam, injeções de corticóide epidurais (na coluna) podem ser úteis. Isto envolve a injeção cuidadosa de um corticóide no espaço em torno da espinha dorsal e dos nervos sob pressão.
Se já houve perda do controle dos intestinos ou da bexiga ou se houver evidência de lesão progressiva de um nervo, um tratamento mais agressivo pode ser necessário, incluindo a cirurgia. Na maioria dos casos, isto significa remover o disco, envolvendo a realização de uma grande cirurgia. Entretanto, mais recentemente, uma cirurgia menos invasiva tem sido feita na qual a hérnia de disco é corrigida por uma “sonda” inserida por uma incisão minúscula. A cirurgia também pode ser recomendada para pessoas que têm dores persistentes e incapacitantes que não respondem a pelo menos seis a oito semanas de tratamento conservador.
Qual médico procurar?
Procure um ortopedista (especializado em coluna) ou neurocirurgião imediatamente se você desenvolver dor nas costas, especialmente se você também tem dor ou sensibilidade em seus braços ou pernas ou se você perde controle de seus intestinos ou bexiga.
Prognóstico
Na maioria das pessoas, a dor nas costas melhora gradualmente dentro de quatro a seis semanas de tratamento.
Aproximadamente 60% das pessoas respondem a terapia conservadora dentro de uma semana, e 90 a 98% respondem dentro de seis semanas. A cirurgia tem uma expectativa de sucesso elevada quando a IRM ou a TC demonstram que a causa dos sintomas pode ser corrigida.
__________________________________
Publicado por
Informedicals Policlin
Read More

Fisioterapeuta - Dia do Fisioterapeuta (13/10)


Fisioterapeutas são profissionais que tratam de pacientes com dificuldades respiratórias, dores musculares e dificuldades nos movimentos, principalmente da coluna vertebral, através da manipulação de partes afetadas do corpo e de exercícios.As atividades dos fisioterapeutas incluem criar e aplicar exercícios para: • aumentar a capacidade respiratória de pacientes com problemas respiratórios; • desenvolver a capacidade física e motora de bebês e crianças com problemas neurológicos; • estimular a musculatura e treinar a coordenação motora de pessoas idosas e com deformações, artrites, reumatismo e outros problemas nas articulações; • evitar problemas circulatórios e posturais em gestantes e fazer treinamento para o parto; • promover a recuperação motora de doentes com seqüelas de traumatismo craniano, derrame cerebral ou paralisia; • tratar deformidades da coluna ou problemas de postura com exercícios de alongamento e de fortalecimento da musculatura, a chamada reeducação postural global (RPG). Além disso, usam recursos como eletricidade, calor e frio, raios laser, ultravioleta ou infravermelhos e exercícios na água para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores de pacientes com fraturas, traumas musculares e luxações. Atuam também na área da medicina estética, auxiliando cirurgiões plásticos no processo de recuperação de pacientes.Ao contratar um Fisioterapeuta, exija sua identificação do Crefito (Conselho Regional de Fisioterapia). Existem muitas pessoas exercendo esta profissão ilegalmente, sem nenhuma formação, causando prejuízos sérios à saúde das pessoas.Caso aconteça isso com você, denuncie:LEMBRE-SE: Acidentes não acontecem por acaso.As quedas podem causar desde lesões leves, até graves, como as fraturas e contusões cerebrais. Para quem sofre de osteoporose, o risco de fratura é maior e a recuperação mais difícil. As quedas podem ser resultado de problemas de visão, deformidade dos pés, redução de força muscular, uso de medicamentos que afetam o equilíbrio, labirintite, esclerose múltipla, Parkinson, derrame cerebral, arritmia cardíaca, Alzheimer, etc.Prevenir quedas é de fundamental importância. Quando houver indicação médica de exercícios físicos, eles devem ser planejados pelo fisioterapeuta. A fisioterapia reduz o risco de quedas por melhorar o equilíbrio, marcha, flexibilidade, força muscular, etc.Autor: (Desconhecido)Fonte: (Velhos amigos)Imagem: (Meramente ilustrativa)
Read More

VAGAS PARA EMPREGOS

Pelo menos 38 concursos públicos em todo o país estão com inscrições abertas nesta segunda (12) e, somados com outros dois concursos que abrirão na terça-feira (13), totalizam 42.432 vagas para todos os níveis de escolaridade.

Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Os dois concursos que terão as inscrições abertas na terça são o do Ministério Público do Trabalho, com 104 vagas para nível superior e salários de R$ 21 mil, e o do Ministério das Comunicações, com 170 vagas para nível superior e salários de até R$ 2.643,28.

As inscrições para cinco concursos encerram nesta segunda (12). São eles: Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro, Governo de Goiás, Polícia Militar de Pernambuco, Prefeitura de Maringá (PR) e Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte.
Outro destaque é o concurso da Receita Federal para 450 vagas de auditor-fiscal, um dos concursos públicos mais esperados pelos candidatos, que terá as inscrições encerradas nesta terça (13). O salário é de R$ 13.067,00. Os salários chegam a R$ 21 mil no Ministério Público do Trabalho.
Instituição/Órgão
Prazo
Vagas
Salário máximo
Escolaridade
Local de trabalho
Edital
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
25/10/09
cadastro de reserva
R$ 7.357,89
nível médio e superior
Rio de Janeiro
veja edital
Câmara Municipal de Maringá (PR)
18/10/09
21
R$ 2.293.51
todos os níveis
Maringá (PR)
veja edital
Companhia Energética de São Paulo
23/10/09
201
R$ 6.154,00
nível fundamental, médio e superior
São Paulo, Ilha Solteira e Paraibuna (SP)
veja edital
Companhia Integrada Têxtil de Pernambuco
25/10/09
93
R$ 3.385,85
nível médio e superior
Ipojuca (PE)
veja edital
Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) do Rio de Janeiro
23/10/09
1,4 mil
R$ 486,10
nível fundamental
Rio de Janeiro
veja edital
Conselho Regional de Psicologia da 7ª Região (Rio Grande do Sul)
22/10/09
11 e formação de cadastro
R$ 3.492,40
todos os níveis
Pelotas, Caxias do Sul, Porto Alegre e Santa Maria
veja edital
Defensoria Pública do Piauí
14/10/09
12
R$ 14.224,28
nível superior em direito
Piauí
veja edital
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
30/10/09
93
R$ 5.111,07
nível médio, técnico e superior
Alcântara (MA), Natal (RN) e São José dos Campos (SP)
veja edital
Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro
12/10/09
57
R$ 2 mil
nível técnico em estradas e superior em engenharia civil e comunicação social
estado do RJ
veja edital
Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro
08/11/09
320
R$ 1.050
nível médio e técnico
estado do Rio de Janeiro
veja edital
Empresa Gerencial de Projetos Navais
15/10/09
43
R$ 5.658
nível fundamental, médio e superior para analista de administração, analista de processos, analista de sistemas, analista técnico, engenheiro civil, engenheiro de segurança do trabalho e farmacêutico
Rio de Janeiro
veja edital
Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (RS)
22/10/09
732
R$ 5.012,00
todos os níveis
Novo Hamburgo (RS)
veja edital
Governo de Goiás
12/10/09
400
R$ 2 mil
nível superior em qualquer área
estado de Goiás
veja edital
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
25/10/09
33.012
R$ 1.600
nível médio
todo o país
veja edital
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
04/11/09
187
R$ 3.257,22
nível médio e superior
todo o país
veja edital
Marinha
25/10/09
113
R$ 6.936,07
nível fundamental, médio, técnico e superior
Rio de Janeiro (RJ), Arraial do Cabo (RJ), São Paulo (SP) e Iperó (SP)
veja edital
Ministério das Comunicações
30/10/09
170
R$ 2.643,28
nível superior
Brasília e estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo
veja edital
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
04/11/09
191
R$ 2.643,28
nível médio e superior
Brasília
veja edital
Ministério Público do Trabalho
11/11/09
104
R$ 21 mil
nível superior
São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Ceará, Pará, Paraná, Distrito Federal, Amazonas, Santa Catarina, Rondônia/Acre, Campinas (SP), Espírito Santo, Goiás, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
veja edital
Polícia Civil do Distrito Federal
21/10/09
57
R$ 13.368,68
nível superior em direito
Distrito Federal
veja edital
Polícia Militar de Pernambuco
12/10/09
2,1 mil
não informado
nível médio
Pernambuco
veja edital
Prefeitura de Araras (SP)
13/10/09
454
R$ 2.030
todos os níveis
Araras (SP)
veja edital
Prefeitura de Atibaia (SP)
03/11/09
461
R$ 7.470,93
nível fundamental, médio, técnico e superior
Atibaia (SP)
veja edital
Prefeitura de Cotia (SP)
30/10/09
413
R$ 1.884,54
nível médio e superior
Cotia (SP)
veja edital
Prefeitura de Diadema (SP)
20/10/09
92
R$ 1.739,89
nível superior (professores)
Diadema (SP)
veja edital
Prefeitura de Franco da Rocha (SP)
30/10/09
57
R$ 5.071,50
nível fundamental, médio e superior na área de saúde
Franco da Rocha (SP)
veja edital
Prefeitura de Itu (SP)
21/10/09
71
R$ 1.661,28
todos os níveis
Itu (SP)
veja edital
Prefeitura de Jacareí (SP)
15/10/09
98 e cadastro
R$ 4.246,52
todos os níveis
Jacareí (SP)
veja edital
Prefeitura de Maringá (PR)
12/10/09
340
R$ 2.407,87
todos os níveis
Maringá (PR)
veja edital
Prefeitura de Presidente Bernardes (SP)
23/10/09
14
R$1.009,11
nível superior
Presidente Bernardes (SP)
veja edital
Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP)
27/10/09
160
R$ 2.570,66
nível superior
São Bernardo do Campo (SP)
veja edital
Procuradoria Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul
13/10/09
13
R$ 17.061,88
nível superior em direito
Campo Grande (MS)
veja edital
Receita Federal
13/10/09
450
R$ 13.067
nível superior em qualquer área
todo o país
veja edital
Secretaria de Estado da Fazenda do Rio Grande do Sul
20/10/09
52
R$ 5.933,60
nível superior em qualquer área
Rio Grande do Sul
veja edital
Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará
29/10/09
122
R$ 1.641,72
nível superior
Ceará
veja edital
Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte
12/10/09
72
R$ 4.419,44
nível superior em administração, contabilidade, direito, economia, engenharia civil e tecnologia da informação
Natal
veja edital
Tribunal de Justiça do Amapá
21/10/09
182
R$ 3.191,59
nível médio e superior
Amapá
veja edital
Tribunal Regional Eleitoral do Paraná
11/10/09
29
R$ 6.611,39
nível técnico e superior em análise de sistemas e medicina
Curitiba
veja edital
Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
14/10/09
cadastro de reserva
R$ 7.041,24
nível médio e superior em direito
estado de Santa Catarina
veja edital
Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio de Janeiro e Espírito Santo)
20/10/09
35
R$ 19.955,40
nível superior em direito
Rio de Janeiro e Espírito Santo
veja edital
Leia mais notícias de Concursos e Emprego
Read More