Tecnologia futurista mostra holograma durante conversa ao celular


Uma tecnologia apresentada no evento Taiwan International Invention Show, realizado em Taipei, projeta sobre o telefone celular um holograma do interlocutor. A imagem tridimensional é exibida por um projetor 3D, não mostrado na foto acima, que fica no estande da empresa HoloAD. (Foto: Reuters)
Read More

Vacina contra Aids testada na Tailândia baixa em 31% risco de infecção

Uma vacina contra Aids conseguiu pela primeira vez passar com sucesso por um teste importante com humanos. Os resultados de três anos de acompanhamento foram divulgados às 3 horas da madrugada (hora de Brasília) desta quinta-feira (24) na Tailândia pelos parceiros da iniciativa: o Exército dos EUA, o Ministério da Saúde Pública tailandês, o laboratório francês Sanofi-Pasteur, a Global Solutions for Infectious Diseases e o Instituto Nacional de Doenças Alérgicas e Infecciosas dos EUA. Com cautela, a Organização Mundial da Saúde saudou a iniciativa como promissora.

A vacina RV 144 combina dois imunizantes que não tinham funcionado. O que é curioso, justamente, é que a combinação de dois fracassos (um da Sanofi-Pasteur e outro da Global Solutions) tenha resultado em um sucesso, mesmo que ainda bastante modesto.

Modesto porque o resultado foi o seguinte: metade dos 16.402 voluntários recebeu seis doses das duas vacinas em 2006 e metade recebeu placebo (substância sem efeito). A partir de então, fizeram testes regulares para verificar a presença do HIV durante três anos. Do grupo que tomou placebo, 74 pessoas foram infectadas. Do grupo que tomou vacina, 51.
De um total de 16.402 voluntários, do grupo que tomou placebo, 74 pessoas foram infectadas pelo HIV; do grupo que tomou vacina, 51

Na avaliação do coronel Jerome Kim, médico que gerencia o programa da vacina contra o HIV no exército americano, ainda que a diferença seja pequena, é estatisticamente significativa e quer dizer que a vacina foi 31,2% efetiva.
Read More

O deputado federal Henrique Afonso anunciou nesta terça-feira, durante reunião com lideres de diversas igrejas evangélicas sua desfiliação do Partido

O anúncio foi feito durante um encontro no templo sede da Assembléia de Deus entre o parlamentar e pastores membros da Ameacre (Associação dos Ministros Evangélicos do Acre), dias depois de o deputado ter seus direitos partidários suspensos por três meses pelo Conselho de Ética do PT por se posicionar contra o aborto, tema que ganhou repercussão com a realização de encontros denominados “a favor da vida” promovidos por um grupo de parlamentares, entre eles Henrique Afonso.
O deputado disse que se desfiliou por que sua permanência no PT era insustentável.
Sobre seu futuro político em outro partido, o parlamentar disse que ainda está analisando e que seria um prazer seguir o mesmo caminho da senadora Marina Silva, deixando a entender que pode mesmo ir para o PV, como se comenta nos bastidores políticos.

Se quiser o PT pode pedir o mandato do deputado. Sobre essa possibilidade Henrique Afonso disse que não cometeu infidelidade partidária, e que deve lutar para se manter no cargo.
Luciano Tavares

Comentário de um eleitor: Vale salientar que estamos em um país democrático, todos tem o direito de expressar sua opinião sobre qualquer assunto. “Temos que rever o conceito de um pequeno grupo conduzir um grande grupo. E preciso sempre ouvir o povo não ir tomando decisões por conta própria, pensando que o povo é marcado, e ainda sim é feliz”. É preciso rever o conceito de que só um pequeno grupo está certo, nós “o povo” precisamos ser consultado das decisões que nos afetam.
Read More

O anúncio foi feito durante um encontro no templo sede da Assembléia de Deus entre o parlamentar e pastores membros da Ameacre (Associação dos Ministros Evangélicos do Acre), dias depois de o deputado ter seus direitos partidários suspensos por três meses pelo Conselho de Ética do PT por se posicionar contra o aborto, tema que ganhou repercussão com a realização de encontros denominados “a favor da vida” promovidos por um grupo de parlamentares, entre eles Henrique Afonso. O deputado disse que se desfiliou por que sua permanência no PT era insustentável.
Sobre seu futuro político em outro partido, o parlamentar disse que ainda está analisando e que seria um prazer seguir o mesmo caminho da senadora Marina Silva, deixando a entender que pode mesmo ir para o PV, como se comenta nos bastidores políticos. Se quiser o PT pode pedir o mandato do deputado. Sobre essa possibilidade Henrique Afonso disse que não cometeu infidelidade partidária, e que deve lutar para se manter no cargo.
Luciano Tavares.
Comentário de um eleitor: Vale salientar que estamos em um país democrático, todos tem o direito de expressar sua opinião sobre qualquer assunto. “Temos que rever o conceito de um pequeno grupo conduzir um grande grupo. E preciso sempre ouvir o povo não ir tomando decisões por conta própria, pensando que o povo é marcado, e ainda sim é feliz”. É preciso rever o conceito de que só um pequeno grupo está certo, nós “o povo” precisamos ser consultado das decisões que nos afetam.
Read More

Convênio com Dnit permite Detran operar radares em estrada federal do Acre


Os radares instalados em perímetro urbano das rodovias federais no Acre permanecem operando legalmente, garantiu nesta terça-feira, 22, o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Reginaldo Prates. O convênio 001/2008, firmado no dia 4 de agosto do ano passado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) delegou ao Detran competência para manter os equipamentos (fixos) implantados na Via Verde (Estrada da Floresta e Estrada do Amapá) e Belo Jardim, todos na BR 364.
Os radares foram instalados porque naquelas regiões vinham ocorrendo acidentes com vítimas fatais. Ação movida pelo Ministério Público levou o Detran a anular, de ofício, 1,5 mil multas aplicadas por aqueles radares até o dia 25 de março de 2008. As multas pagas estão sendo restituídas mediante solicitação do usuário, que deve apresentar a autuação. Mas a partir de 25 de março, houve uma decisão liminar da Justiça Federal mantendo os radares. O órgão legalmente estabelecido para esse fim é o Dnit, com o qual o Detran celebrou convênio. "Com isso, a ação do MP perdeu o objeto a partir desta decisão", explicou Prates.
O Detran está apelando da multa aplicada ao diretor anterior. O órgão irá comprovar que os prazos estabelecidos pela Justiça Federal foram obedecidos e não há razão para manter a multa.



Edmilson Ferreira
Read More

Militares cercam embaixada brasileira em Tegucigalpa e expulsam manifestantes


Militares de Honduras cercaram na manhã desta terça-feira (22) a embaixada brasileira em Tegucigalpa, onde permanece o presidente deposto, Manuel Zelaya, e obrigaram a retirada dos manifestantes que passaram a noite em frente ao edifício. Soldados e policiais hondurenhos, muitos com o rosto coberto por gorros, chegaram ao local por volta das 6h (9h, horário de Brasília) e lançaram gás lacrimogêneo e atacaram com cassetetes cerca de 4.000 simpatizantes de Zelaya.O governo interino de Honduras declarou toque de recolher em todo o país, após a confirmação de que Zelaya tinha retornado a Tegucigalpa. Inicialmente, o toque de recolher foi estabelecido das 16h às 7h00 no horário local (entre 19h e 10h, no horário de Brasília), segundo comunicou o governo golpista em cadeia de rádio e televisão. Pouco depois, a medida foi estendida até às 18h locais da terça-feira (22).


O porta-voz do Departamento de Segurança, Orlin Cerrato, disse que a área em torno da embaixada está sob controle das autoridades desde a manhã desta terça-feira (22). Não foi informado se há presos ou feridos.Após expulsar os manifestantes, a polícia colocou amplificadores voltados em direção à embaixada brasileira e tocaram o hino nacional de Honduras de forma estridente, disse Zelaya. "Os militares colocaram sons estridentes para tentar enlouquecer as pessoas que estão dentro da embaixada", acrescentou.
Os elementos da crise

Desde que foi eleito, em 2005, Manuel Zelaya se aproximou cada vez mais dos governos de esquerda da América Latina, promovendo políticas sociais no país. Ao mesmo tempo, seus críticos argumentam que Zelaya teria se tornado um fantoche do líder venezuelano Hugo Chávez e acabou sendo deposto porque estava promovendo uma tentativa ilegal de reformar a constituição
Leia mais sobre a cronologia da crise hondurenha




Zelaya, que retornou na segunda-feira (21) a Tegucigalpa em um movimento surpresa, recebeu autorização da chancelaria do Brasil para se abrigar na embaixada brasileira em Honduras. Toda embaixada possui status de território estrangeiro, e por isso a polícia e o exército hondurenhos não podem entrar no local sem autorização.Lula pede para Zelaya não dar pretexto para invadir a embaixadaO presidente Luiz Inacio Lula da Silva disse a Zelaya que não dê um pretexto para que os líderes do golpe de Estado possam invadir a embaixada brasileira. Lula disse que falou com o presidente deposto por telefone nesta terça-feira (22).
Read More

A madeira de orígem ilegal apreendida pelos órgãos ambientais deve ser repassada imediatamente à prefeitura ou governo estadual onde o auto de infraçã

A madeira de orígem ilegal apreendida pelos órgãos ambientais deve ser repassada imediatamente à prefeitura ou governo estadual onde o auto de infração foi lavrado. Esta é a nova redação à A madeira de orígem ilegal apreendida pelos órgãos ambientais deve ser repassada imediatamente à prefeitura ou governo estadual onde o auto de infração foi lavrado. Esta é a nova redação à Lei de Crimes Ambientais, proposta pela deputada Perpétua Almeida (PcdoB) através de projeto de lei apresentado esta semana na Câmara Federal.As comissões do congresso começam a avaliar o projeto que obriga o poder público a usar a madeira na construção de moradias populares, a fim de reduzir déficits habitacionais nas regiões e garantir teto a famílias comprovadamente carentes.A lei em vigor (9.065, de fevereiro de 1998) prevê que a madeira apreendida sejam doadas apenas a instituições científicas, hospitalares e outras com finalidade beneficente. Estas instituições, aliás, já são contempladas com a doação de produtos perecíveis igualmente apreendidos pelos órgãos ambientais.O déficit habitacional no país está estimado em 7 milhões de domicílios, segundo o Ministério das Cidades e a Secretaria Nacional de Habitação, sendo ainda maior na Amazônia. “É uma cultura predominante no Norte do país construir residências essencialmente em madeira, já que as estruturas de ferro, cimento e tijolo são altamente dispendiosas para famílias pobres”, explica Perpétua Ameida.No quesito “destinação social de madeiras apreendidas”, o Estado do Acre é um dos mais avançados dentre as federações amazônicas, ao utilizar o produto como matéria-prima para a construção de casas do Programa de Subsídio à Habitação (PSH). E também reforça o estoque da marcenaria do presídio estadual, que oferece ocupação profissional aos detentos.Quanto aos índices de apreensão, foram reduzidos nos últimos anos. “Hoje é possível afirmar que 80% das madeiras aqui têm origem legal, disse o presidente da Funtac, César Dotto, que acumula a pasta de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia. Para ele, a iniciativa da deputada é excelente e precisa ser vista como prioridade pelos parlamentares em Brasília.Dotto explica que o modelo em curso no Acre busca desenvolver mecanismos de controle diversos. Um deles é a exigência da apresentação do Documento de Origem Florestal (DOF), além do incentivo ao uso da madeira certificada junto aos setores público e privado para identificar e monitorar a madeira que está sendo comprada.Já em estados como o Pará e Mato Grosso, campeões nos índices de crimes, são freqüentes as denúncias por usurpação de produtos florestais (roubo), envolvendo, inclusive, servidores dos órgãos ambientais.“Sem um quadro jurídico claro, as empresas que se comportam com responsabilidade e querem investir em práticas sustentáveis sempre estarão em desvantagem”, destaca a deputada, para quem “o corte ilegal de árvores contribui diretamente para a destruição da biodiversidade e o empobrecimento de milhões de pessoas que dependem das florestas para alimentação e renda. Além disso, a atividade estimula conflitos sociais e, freqüentemente, está ligada ao crime organizado”, completou. Fonte: gabinete da deputada Perpétua AlmeidaQuero parabenizar a deputada pelo projeto. Já é hora de acabar com desperdiço, quando passamos por estas estradas o que se ver é um amontoado de toras de madeiras apodrecendo.A mesma coisa acontece com os carros apreendidos, quando vão a leilão, já não prestam mais.(PcdoB) através de projeto de lei apresentado esta semana na Câmara Federal.As comissões do congresso começam a avaliar o projeto que obriga o poder público a usar a madeira na construção de moradias populares, a fim de reduzir déficits habitacionais nas regiões e garantir teto a famílias comprovadamente carentes.A lei em vigor (9.065, de fevereiro de 1998) prevê que a madeira apreendida sejam doadas apenas a instituições científicas, hospitalares e outras com finalidade beneficente. Estas instituições, aliás, já são contempladas com a doação de produtos perecíveis igualmente apreendidos pelos órgãos ambientais.O déficit habitacional no país está estimado em 7 milhões de domicílios, segundo o Ministério das Cidades e a Secretaria Nacional de Habitação, sendo ainda maior na Amazônia. “É uma cultura predominante no Norte do país construir residências essencialmente em madeira, já que as estruturas de ferro, cimento e tijolo são altamente dispendiosas para famílias pobres”, explica Perpétua Ameida.No quesito “destinação social de madeiras apreendidas”, o Estado do Acre é um dos mais avançados dentre as federações amazônicas, ao utilizar o produto como matéria-prima para a construção de casas do Programa de Subsídio à Habitação (PSH). E também reforça o estoque da marcenaria do presídio estadual, que oferece ocupação profissional aos detentos.Quanto aos índices de apreensão, foram reduzidos nos últimos anos. “Hoje é possível afirmar que 80% das madeiras aqui têm origem legal, disse o presidente da Funtac, César Dotto, que acumula a pasta de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia. Para ele, a iniciativa da deputada é excelente e precisa ser vista como prioridade pelos parlamentares em Brasília.Dotto explica que o modelo em curso no Acre busca desenvolver mecanismos de controle diversos. Um deles é a exigência da apresentação do Documento de Origem Florestal (DOF), além do incentivo ao uso da madeira certificada junto aos setores público e privado para identificar e monitorar a madeira que está sendo comprada.Já em estados como o Pará e Mato Grosso, campeões nos índices de crimes, são freqüentes as denúncias por usurpação de produtos florestais (roubo), envolvendo, inclusive, servidores dos órgãos ambientais.“Sem um quadro jurídico claro, as empresas que se comportam com responsabilidade e querem investir em práticas sustentáveis sempre estarão em desvantagem”, destaca a deputada, para quem “o corte ilegal de árvores contribui diretamente para a destruição da biodiversidade e o empobrecimento de milhões de pessoas que dependem das florestas para alimentação e renda. Além disso, a atividade estimula conflitos sociais e, freqüentemente, está ligada ao crime organizado”, completou. Fonte: gabinete da deputada Perpétua AlmeidaQuero parabenizar a deputada pelo projeto. Já é hora de acabar com desperdiço, quando passamos por estas estradas o que se ver é um amontoado de toras de madeiras apodrecendo.A mesma coisa acontece com os carros apreendidos, quando vão a leilão, já não prestam mais.
Read More

Rampa do Pólo Benfica


Em fim uma antiga reivindicação dos moradores do Pólo Benfica está sendo atendida. Está em fase de construção uma rampa para embarque e desembarque. As obras já estão bem avançadas, e irá beneficiar centenas de famílias daquela região que há muitos anos sofrem com a lama que se forma no barranco do rio, dificultando o embarque de seus produtos.
Read More

Senadores sabatinam Múcio amanhã e Toffoli, na semana que vem

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado se reúne amanhã (22) para sabatinar o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, indicado para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União. A indicação, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, precisa ser aprovada pelos senadores. O presidente também indicou o atual advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, para ministro do Supremo Tribunal Federal. Ele deve ocupar a vaga deixada pelo ministro Carlos Alberto Menezes Direito, que morreu no início do mês.A indicação também precisa passar pelos senadores. A sabatina dele está marcada para 30 de setembro, na Comissão de Constituição e Justiça.
Priscilla Mazenotti Da Agência Brasil Em Brasília
Read More

FIA adverte a Renault, 'livra' os pilotos e bane Briatore da F-1


Depois de apenas duas horas de audiência, a Federação Internacional de Automobilismo anunciou a sua decisão no caso em que o brasileiro Nelsinho Piquet bateu sua Renault propositadamente, no GP de Cingapura de Fórmula 1, em 2008. A entidade decidiu advertir o time francês. A Renault não terá de cumprir pena, por ter admitido a culpa, mas fica sujeita ao banimento caso tenha novos problemas graves nos próximos dois anos. Os pilotos foram inocentados.A decisão da FIA aconteceu após um julgamento realizado nesta segunda-feira em Paris. Nelsinho compareceu à audiência, assim como o espanhol Fernando Alonso, principal favorecido. Na etapa em questão, em 27 de setembro de 2008, Nelsinho bateu seu carro e forçou a entrada do safety-car. Com isso, o bicampeão mundial ganhou posições e acabou vencendo o GP.A maior punição no caso foi para o então chefe da escuderia Renault, o italiano Flavio Briatore. A entidade baniu o dirigente definitivamente da categoria e proibiu-o inclusive de ser empresário de pilotos. O time já havia anunciado a demissão de Briatore e do engenheiro-chefe Pat Symonds, na última semana, pelo envolvimento com o caso, chamado por muitos de o mais obscuro da história da Fórmula 1.Já Symonds recebeu uma suspensão de cinco anos. Os pilotos envolvidos, no entanto, contribuíram com as investigações e foram inocentados pela FIA. Já a Renault, que podia ser suspensa do Mundial, fica com uma suspensão considerada "condicional". "O Conselho decidiu que só ativará a desqualificação se a Renault F1 for considerada culpada de um erro comparável a este durante este período de tempo", afirmou a entidade, em comunicado, sobre os dois anos de "sobreaviso", que pode gerar um banimento definitivo da escuderia francesa.A advertência à Renault -e não uma punição mais severa- aconteceu após a admissão da escuderia de que o acidente de Nelsinho em Cingapura foi planejado. A escuderia afirmou em comunicado oficial na semana passada que não contestaria as acusações de ter ordenado que o brasileiro forçasse a entrada do safety-car, colidindo seu carro em um lugar que garantiria a entrada do carro de segurança.Além de Nelsinho e Alonso, outras figuras importantes da categoria apareceram à audiência. Bernie Ecclestone, chefe da Fórmula 1, Max Mosley, presidente da FIA, e Bernard Rey, presidente da Renault F1, estiveram em Paris. Briatore e Symonds se ausentaram.

UOL
Read More

Biojóias: riquezas de árvores da Amazônia


Adornos feitos com cascas de árvores, frutos secos, sementes e outros elementos extraídos da natureza já eram fabricados e utilizados freqüentemente pelas mulheres das comunidades indígenas. Com a atenção do mundo voltada à sustentabilidade, estas jóias ganharam seu espaço até mesmo em mercado europeu, alcançando elevados preços de venda e caracterizando-se como bom negócio. A estes adereços, dá-se o nome de "biojóias", termo utilizado às jóias que têm como diferencial sua matéria-prima.
A semente da árvore jarina (Phytelephas microcarpa), por exemplo, é conhecida como marfim vegetal devido a sua dureza e cor branca. Excelente material para a fabricação de biojóias, recentemente ela se tornou uma alternativa eticamente correta para o marfim. Além dela, outros materiais freqüentemente utilizados são o buriti, a semente de açaí e a casca de côco.
A artesã Maria Narazé de Souza trabalha com a confecção e venda de biojóias há quase três anos. Ela afirma que começou com o negócio apenas para complementar a renda familiar e que hoje vive exclusivamente de seu artesanato. "Eu não sabia que ia dar tão certo assim, porque eu pensei que só a gente daqui usava. Mas eu sempre vendo peças para pessoas de Sul do país que vem ao Acre para visitar. Uma dessas compradoras, inclusive, disse que ia dar de presente uma das minhas biojóias para uma amiga que mora na Alemanha", diz.
Se para os artesãos isto se caracteriza como satisfatória fonte de renda, para muitos usuários, estes adornos carregam também um pouco da identidade cultural da região. O estudante Hildemar Lima usa as biojóias porque elas simbolizam, entre outras coisas, o modo de vida sustentável. "Para mim, estas jóias têm a cara da natureza. Eu gosto muito de usá-las, porque é a forma de demonstrar a riqueza da Amazônia e importância em preservá-la".
Lucro Sustentável
Manter a floresta de pé e ainda assim conseguir lucro: isto parecia inviável há alguns anos no estado, mas hoje é uma realidadee. O turismo ecológico é uma prática relativamente recente, mas que vem ganhando força e arrebatando turistas do mundo inteiro.
Um destes exemplos é a criação da Pousada Ecológica do Seringal Cachoeira, no município de Xapuri. Lá, os visitantes têm acesso às tradições da floresta, contato com um incontável número de árvores e animais de diversas espécies e as memórias do modo de vida dos seringais, raiz do desenvolvimento sustentável que resgata a herança de Chico Mendes.
"Sem dúvidas que o Cachoeira resgata e transmite o ar de um seringal. Lá é bonito, confortável, agradável, comida boa, bom atendimento e as trilhas são bem bacanas. E acho que é uma alternativa para turismo bacana, porque o retorno é para a comunidade", conta a fotógrafa Talita Oliveira.
Através do desenvolvimento sustentável e práticas, como o turismo ecológico, é possível garantir o desenvolvimento econômico, conciliado à preservação ambiental.
Políticas Públicas
Read More

Dia da Árvore: celebrando pelo planeta que desejamos







O dia 21 de setembro marca o início da primavera no hemisfério sul, estação do ano em que a natureza recupera a vida que estava adormecida durante os dias frios de inverno. Apesar de nem todas as regiões do Brasil possuírem as estações específicas, instituiu-se essa data simbólica como data comemorativa ao Dia da Árvore, cerca de 30 anos atrás.
As árvores demonstram sua importância de diversas formas, sendo elas fundamentais na composição do meio ambiente e na manutenção da vida nos ecossistemas, assim como também colaboram na regulação da temperatura do planeta; protegem o solo, nascentes de rios, lagoas e lagos; são fonte de alimentação e moradia, na qual conservam a vida silvestre das matas mais fechadas até o cerrado brasileiro.
Elas adquiriram fins comerciais, pois a madeira é matéria-prima na produção de vários produtos, como móveis, portas, pisos e o papel. Produtos que garantem o conforto e o progresso da cultura moderna. Como também a atividade da agricultura familiar tem mantido várias gerações e ainda hoje 70% dos alimentos das mesas das famílias brasileiras vêm pelo desenvolvimento dessa economia.
Da cultura indígena, os brasileiros herdaram um grande legado: o amor e respeito pelas árvores, como representantes maiores da riqueza natural existente nesse território. O próprio nome do país, "Brasil", vem da árvore que era levada para a Europa com o fim de produzir pigmentos de cores fortes para tingir tecidos, o Pau-Brasil.
As árvores vêm resistindo às mais diversas mudanças climáticas, renovando-se e transformando-se para poderem se adaptar a diferentes situações. Mas ainda são ameaçadas pela ação do homem. Hoje, sabe-se que ao derrubar uma árvore de forma irresponsável, não se tira apenas a vida de um vegetal, mas também diminui a qualidade de vida do homem. Por isso, o mundo desperta para a importância de se optar por um modo de viver sustentável, para que o consumo não prejudique a flora e a fauna.
Read More