O que perguntavam os primeiros filósofos

O primeiro filósofo que se tem conhecimento foi Tales de Mileto, fundador da Escola Jônica e um dos sete sábios da Grécia Antiga. Decifrou o eclipse solar, designou à água a função de ser a iniciadora de todas as coisas, buscava entender as condições climáticas através das características do céu. Ele é o marco inicial da filosofia ocidental. De ascendência fenícia, nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia, por volta de 624 ou 625 a.C. e faleceu aproximadamente em 556 ou 558 a.C.
Por que os seres nascem e morrem? Por que semelhantes dão origem a outros semelhantes, de uma árvore nasce outra árvore, de um cão nasce outro cão, de uma mulher nasce uma criança? Por que os diferentes também parecem fazer surgir os diferentes: o dia parece fazer nascer à noite, o inverno parece fazer surgir à primavera, um objeto escuro clareia com o passar do tempo, um objeto claro escurece com o passar do tempo?

Por que tudo muda? A criança se torna adulta, amadurece, envelhece e desaparece. A paisagem, cheia de flores na primavera, vai perdendo o verde e as cores no outono, até ressecar-se e retorcer-se no inverno.

Por que a doença invade os corpos, rouba-lhes a cor, a força? Por que o alimento que antes me agradava, agora, que estou doente, me causa repugnância? Por que o som da música que antes me embalava, agora que estou doente, parece um ruído insuportável?

Por que as coisas se tornam opostas ao que eram? A água do copo, tão transparente e de boa temperatura, torna-se uma barra dura e gelada, deixa de ser líquida e transparente para tornar-se sólida e acinzentada.

Mas, também, por que tudo parece repetir-se? Depois do dia, à noite; depois da noite, o dia. Depois do inverno, a primavera, depois da primavera, o verão, depois deste, o outono e depois, novamente o inverno. De dia, o sol; à noite, a lua e as estrelas. Na primavera, o mar é tranqüilo e propício à navegação; no inverno, tempestuoso e inimigo dos homens. O calor leva as águas para o céu e as traz de volta pelas chuvas. Ninguém nasce adulto ou velho, mas sempre criança, que se torna adulto e velho.

Sem dúvida, a religião, as tradições e os mitos explicavam todas essas coisas, mas suas explicações já não satisfaziam aos que interrogavam sobre as causas da mudança, da permanência, da repetição, da desaparição e do ressurgimento de todos os seres. Haviam perdido força explicativa, não convenciam nem satisfaziam a quem desejava conhecer a verdade sobre o mundo.
"O meu porque": Por que um pequeno grupo conduz multidões? muitas vezes sempre achando que só eles são os certos.
Por que o fluminense não sai da zona de rebaixamento?
Read More

Perguntas frequentes

Porque que não se vende mais terrenos pelas imobiliárias? O que está contecendo? Será que estão todas irregulares? ou estão bloqueando o trabalho de quem trabalha neste ramo.
Se for, estão prejudicando a população quem já tem uma renda baixa e não pode pagar um terreno avista, porque as dificuldades são grandes, só sabe quem passa, os terrenos parcelados facilitam a vida de quem precisa de uma casa para morar, mesmo porque para conseguir uma casa por qualquer programa público, a burocracia é grande, nem todo mundo tem acesso ao programa.

Um funcionário público que não participa do bolsa familia por exemplo, e não ganha três salários minimos as vezes não ganha nem dois, onde se encaixa no programa?.

Fica a pergunta de quem tentou comprar um terreno e não consguiu porque as imobiiárias não estão mais autorizadas a vender. Mais estão construindo casas populares nas mesmas áreas que dizem ser irregular.
Read More

BR 364 SENTIDO CZS


Quanta dificuldade para construir uma estrada na amazônia, o nosso verão é muito curto e tém mutos lugares chamados bixos pelas pessoas vive nestes locais que no inverno formão verdadeiros rios.


Resta saber se vão conseguir proibir as derrubadas nas margens desta estrada, porque agora vão aparecer muitos interessados para comprar terras na margens da estrada para fazerem grandes fazendas.




Olho aberto com isso!

Fotos: Sérgio Vale

Read More

Pró-Saúde: convocação da segunda etapa para Agente de Vigilância em Saúde

A Superintendência do Serviço Social de Saúde do Acre - Pró-Saúde, divulgou neste sábado a convocação para a segunda etapa do Curso Introdutório de Formação Inicial, referente ao Processo Seletivo para provimento de vagas de emprego de Agente de Vigilância em Saúde - AVS, conforme estabelecido no Edital de Abertura de Inscrições e Instruções Especiais.
Os candidatos aprovados devem estar atentos para o local de inscrição, data e horário das aulas. O Curso Introdutório de Formação Inicial, de caráter eliminatório/classificatório, será ministrado sob a responsabilidade do Serviço Social de Saúde do Acre, com duração de 48 horas de aulas efetivas teóricas e práticas.
O candidato convocado deverá comparecer no local indicado, munido de documentos de identificação. Ao candidato convocado para participar do curso em cidade diferente a da vaga que concorre e com freqüência regular, será fornecida, para a sua manutenção, durante o período do curso, uma bolsa de estudos no valor de R$ 100,00.
Veja no edital a lista dos convocados e os locais do curso em cada cidade, na Agencia de noticia do governo do estado do Acre
Read More

A equipe da Rádio Difusora transmite a expojuruá para todo Acre


Read More

Um forte temporal atingiu Rio Branco ontem

O forte temporal que atingiu a cidade Rio Branco ontem a tarde provocou a morte de um homem e causou destelhamento em várias casas em alguns bairros.
Árison Lima do Nascimento, 42 anos, morreu após ser atingido por um cabo de alta tensão.
O homem chegava à sua casa, localizada na rua Ari Rodrigues, no bairro Aeroporto Velho de bicicleta. Para piorar, a vítima caiu dentro de uma vala aberta na rua, potencializando a descarga elétrica. Nascimento morreu a cerca de 50 metros de sua casa.
O vizinhos, ainda tentaram socorrê-lo mas não conseguiram.
Read More

Rio Acre já registra 21 mortes por afogamento em 2009 só na Capital

O Corpo de Bombeiros estadual está bastante preocupado com o alto número de mortes por afogamento no Rio Acre. Contabilizados só em Rio Branco, desde janeiro até ontem, já são 21 ocorrências de óbitos. Em julho e agosto já foram 10 registros, o equivalente a quase 50% do total deste ano. Porém, o maior mistério não fica por conta dos números bem superiores aos de anos anteriores, e sim pelo sumiço dos corpos. Nos últimos 7 casos, os mergulhadores dos Bombeiros não acharam nem sinal das pessoas que desapareceram na água. Para aonde estariam indo os corpos?
Ninguém sabe, nem depois eles são encontrados boiando por aí. E o mais intrigante é o fato de ser “verão”, ou seja, o nível do rio estar bem abaixo da média. De acordo com o major Eudemir Bezerra, do CBM/AC, a situação é realmente anormal, já que os mergulhadores treinados geralmente conseguem encontrar os corpos. “Eu diria que eles têm uma média em 95% de sucesso nas buscas, mas ultimamente os corpos estão simplesmente sumindo, sem deixar vestígios”, completou.
Analisando pelas fases do Rio Acre, quando o nível está mais alto, nos meses de janeiro e fevereiro, houveram, respectivamente, 4 e 3 mortes. Na fase de transição entre a cheia e a descida do rio, em março e abril, não houve nenhum registro. Em maio, foram 4 casos. O mês seguinte também passou em branco, o que poderiam ser indícios de uma redução com a queda de nível. Só que não foi. A paz teve fim em junho e agosto, que trouxeram o ápice de ocorrências, com 5 notificações cada um.
“Mesmo com as queimadas típicas da estiagem, estamos muito preocupados com essa situação. Por isso, também centramos nossos esforços nas ações de contenção ao afogamento. Temos pedido com clamor a ajuda da sociedade para se precaver mais e evitar o Rio Acre em certos dias de maior agitação, só que muitos não têm nos escutado e o resultado acaba sendo este. Entendemos que se trata de uma relação cultural do acrea-no, mas as pessoas precisam valorizar a sua vida e deixar de ir tomar banho, lavar roupa ou fazer outra coisa relacionada com o rio, pois os últimos dois meses têm se mostrado altamente perigosos. Não queremos mais mortes”, alertou o major.
As ocorrências mais comuns no Estado são as de pessoas adultas. Em geral, os afogamentos são enquadrados em mortes acidentais. No Brasil, este tipo é considerado o 2º maior causador de óbitos, perdendo apenas para a “carnificina” no trânsito (estatística que desconsidera as mortes naturais, gerados por doenças).
TIAGO MARTINELLO
Read More

Acre recebe helicóptero para reforçar sistemas de segurança pública, saúde e defesa social do Acre



O governador Binho Marques recebeu nesta quarta-feira, 26, na capital Federal, o helicóptero Esquilo AS 350 que atuará nos sistemas de segurança pública, saúde e defesa social do Acre a partir do dia 5 de setembro. A aeronave foi repassada ao governador durante Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança Pública (Interseg 2009), em Brasília, e recebeu o prefixo BR-CJD. As três últimas letras são as iniciais de Comandante João Donato, pai do músico João Donato, o primeiro a receber carteira de piloto para voar no Acre. Está pintado com as cores da Bandeira do Estado. "Por ser o de número 500 da Helibras é uma feliz coincidência. Está carregado de simbolismo da emancipação social do Acre", disse o governador.




Entre as missões do AS 350 B2 está o apoio ao Pelotão de Fronteira, que será criado no próximo mês de setembro com a participação das polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros. O pelotão atuará em questões de inteligência policial de fronteira, enfrentamento aos crimes ambientais e repressão a atividades típicas dessas regiões, como o tráfico de drogas e o contrabando. A ação do helicóptero possibilita acesso mais rápido e presença ostensiva na ocorrência do ilícito.




Edmilson Ferreira Ag. noticias do Acre
Read More

65 Anos da Rádio Difusora Acreana


O jornal O Rio Branco fez uma omenagem especial para Rádio Difusora pelo seu aniversário.
Read More

CHUVA NA BR 364


Depois de horas na fila para a travessia do rio Envira, em Feijó,centenas de caminhões, ônibus e veículos de passeio estão parados narampa da balsa do rio Tarauacá em Tarauacá desde às 20 horas de ontem.Entre eles, dois micro-ônibus que transpórtam servidores da Assembleia Legislativa que rumam para o Encontro da Integração Político Empresarial Grande Juruá-Ucayalli, que vai ocorrer durante a ExpoJuruá, em Cruzeiro do Sul. Na tarde desta quarta-feira, 26, um Boeing 707 da Star Peru aterrissa no Aeroporto de Cruzeiro trazendo 100 toneladas de frutas, verduras e legumes que serão comercializados durante a Expo.O assessor de Políticas Públicas da Aleac, Marcio Dagnoni, que dormiu dentro do ônibus, acaba de atravessar o Tarauacá de catraia paraestudar uma alternativa de levar a comitiva até Cruzeiro do Sul. Segundo ele, a balsa do rio Envira, com problemas mecânicos, está aguardando por reparos enquanto a de Tarauacá está inacessível porconta de um atoleiro na rampa de acesso. O ônibus em que ele viaja tentou chegar à balsa, mas acabou deslizando à deriva até à margem dorio. Um ônibus da Real Norte que saiu às 6 horas de ontem de Rio Branco para Cruzeiro do Sul também está na fila, com 40 passageiros. De acordo com Dagnoni, o coordenador das balsas, Kleber Peres, prometeu uma máquina para remover a lama da rampa de Tarauacá, mas atéàs 9h30 não havia solucionado o problema. "O Deracre precisa melhoraro atendimento ao tráfego, pois o movimento deve aumentar no fim desemana por conta da Exposição de Cruzeiro", alerta.
João Mauricio
Read More

BR 364 CZS


O diretor-geral do órgão, Marcos Alexandre, alerta aos motoristas que se deslocarem pela BR-364 prudência e paciência para enfrentar os quase 650 quilômetros entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Desde ontem duas balsas fazem a travessia sobre o rio Purus. A partir desta quarta-feira, uma terceira será colocada para reforçar a demanda.


Marcos Alexandre orienta às pessoas que desejam se dirigir até o Juruá que se ocorrerem chuvas nos próximos dias, os canteiros de obras podem servir de apoio. Ele reitera a necessidade de redobrar os cuidados em todo o trajeto. A fiscalização em relação ao peso dos veículos está sendo realizada normalmente, com a balança 24 horas localizada em Sena Madureira. Durante a ExpoJuruá, esse trabalho de inspeção será intensificado. A Expoacre Juruá é realizada entre 27 e 30 e movimenta a economia de Cruzeiro do Sul durante os dias de festa.
Foto: Gleilson Miranda
Read More

Capitão Ciriaco


O seringal, com suas casas de madeira colorida, foi transformado em Parque Municipal em 1996. Junto com a fábrica de bolas de futebol ecológica, produzidas com couro vegetal, e da indústria de preservativos masculinos, que usa o látex como matéria prima, forma um conjunto de projetos importantes para a preservação da história do Acre e do Brasil, que vale a pena o turista conhecer.
Extraido da: Assessoria de Comunicação Ministério do Turismo
Foto: Arquivo Secom
Read More

Expoacre Juruá


O maior evento de entretenimento e de negócios de Cruzeiro do Sul começa nesta quinta-feira, 27, a partir das 17 horas na Avenida Mâncio Lima. A novidade da quinta edição da Expoacre será o espaço destinado a realização de negócios entre empresários brasileiros e peruanos.


Uma das atividades do primeiro dia da feira será a solenidade de abertura do II Encontro Político-Empresarial sobre a integração fronteiriça Acre-Ucayali e Comércio Aéreo Pucallpa-Cruzeiro do Sul, e também a cerimônia de comemoração do centenário de fundação da Associação Comercial do Alto Juruá. os entre empresários brasileiros e peruanos.
A Rádio difusora irá transmitir este evento para todo o estado.

Foto: Brito

Read More

BR 317 FECHADA

Na manha desta terça feira, produtores de epitaciolandia fecharama BR 317 no km 30 sentido Rio Branco. O objativo do protesto, é chamar atenção das autoridades sobre o descaso com o programa luz para todos que ainda não atingiu nem 50% das familias cadastradas. Filas de carros ja se formam nos dois sentidos, só é permitido a passagem do samú. Segundo os lideres do movimento, eles não aceitam mais qua a empresa que atualmente faz o trabalho de ligação de anergia, atue no ramal.
Read More

Seleção chega ao Brasil com o troféu do octa do Grand Prix, mas evita a euforia


Pelo horário, era para a seleção brasileira desembarcar no Brasil nesta terça-feira com sono e fisionomia de cansaço. Afinal, foram mais de 30 horas de voo de Tóquio, no Japão, até o Rio de Janeiro. Mas, às 7h da manhã, o semblante das meninas era de pura satisfação. As jogadoras comandadas pelo técnico José Roberto Guimarães apareceram para os jornalistas na entrevista coletiva concedida no Aeroporto Internacional do Galeão com um sorriso no rosto e os olhos brilhando, fixados no troféu do octacampeonato do Grand Prix que chegou nas mãos da capitã Dani Lins, mas que depois ficou exposto em cima da mesa.

É bom começar um novo ciclo olímpico com uma vitória. Esse título dá confiança a essas jovens jogadoras - disse o treinador, ressaltando que o grupo que disputou o Grand Prix não é o mesmo das Olimpíadas, já que algumas jogadoras se aposentaram da seleção, como Fofão e Walewska, e outras não estavam presentes na competição, como Paula Pequeno e Jaqueline

Técnico Zé Roberto diz que é preciso continuar forte e trabalhando pesado. De acordo com ele, essa conquista foi só o começo de um longo caminho

Carol Oliveira Rio de Janeiro
Read More

ANIVERSÁRIO


Parabéns para todos os funcionários desta tão conceituada emissora, por conduzirem um sistema de informação de tanta grandeza como a Rádio Difusora Acreana. Parabéns pelos seus 65 anos
Read More

Rodada de ontem no quinari

No Ano que vem o fluminense vai jogar em senador Guimard contra os buchudos futbol club.
O time tem bons jogadores como o atacante denilson e o goleador macacheira, kkkkkkkk
que não perde oportunidades na área. Ontem fizeram uma boa partida.

O time que jogou com: Desconhecido, quinari, chico grosso, quati, denilsim, magrão, camisa verde. venceu de virada os magros da cohab.
Read More

Iraque


Essa foto mostra uma explosão no Iraque que matou 75 pessoas na semana passada.
Read More
Retomada econômica da borracha
Golby Pullig
23-Ago-2009
Reportagem da revista Razão Social narra recuperação da extração do látex de seringais nativos em Xapuri
Medidas socioambientais desenvolvidas pelo governo do Estado para melhorar a economia e a qualidade de vida da população do Acre é tema de reportagem de capa da revista Razão Social, encarte do jornal O Globo. A repórter Camila Nóbrega viajou ao Estado a convite do Ministério do Turismo e Braztoa e descreve um dia na vida do seringueiro Nilson Mendes, morador do Seringal Cachoeira, em Xapuri, e os efeitos da retomada da extração do látex para a fabricação de preservativos utilizando matéria-prima dos seringais nativos da região.

A reportagem Um Dia no Seringal - Lucro com a floresta em pé destaca a iniciativa e os investimentos do Governo do Estado com apoio do governo federal estimular a recuperação da atividade e colocar em funcionamento a Natex, fábrica de preservativos de Xapuri, aplicando investimentos na ordem de R$ 30 milhões, oferecendo cursos de formação para os trabalhadores da empresa e completando com subsídios o valor pago ao litro do látex.

O turismo ecológico desenvolvido no município e a gestão compartilhada entre moradores e Governo do Estado na administração do Seringal Cachoeira também é questão abordada pela revista ao enfatizar aspectos da cultura acreana e as possibilidades de crescimento da economia local com a valorização e manutenção da floresta. Um vídeo sobre a coleta do látex foi produzido no local, que utiliza ainda o depoimento de Nilson Mendes, seringueiro primo de Chico Mendes. (Agência de Notícias do Acre)

FONTE: O GLOBO



Read More
Álamo Kário anima noites acreanas
Val Sales - valsales@pagina20.com.br
23-Ago-2009

Ele incrementou o cenário musical acreano e se tornou presença obrigatória nos grandes shows realizados no Estado
O nome do cantor Álamo Kário está associado a todos os grandes eventos musicais que acontecem no Estado. O artista é presença obrigatória nos carnavais, festivais e demais eventos que são realizados periodicamente na capital e demais cidades do Acre. Com 25 anos de carreira, 19 deles desenvolvidos em terras acreanas, Álamo conquistou todos os públicos, desde os mais simples aos mais exigentes.

Quem não despensa a boa música e ritmo alegre do axé, da MPB e do rock tem encontro marcado todas as quartas-feiras no Tabernas, um bar localizado em frente ao Calçadão da Gameleira, no Segundo Distrito. Nas quintas-feiras o ponto de encontro é o Paço Restaurante, no Parque da Maternidade. Álamo é um daqueles cantores que se identificam com o público e que compõem a trilha sonora dos grandes romances que começam nas noites.

Natural de Mossoró, no Rio Grande do Norte, Álamo teve o primeiro contato com a musica aos sete anos de idade quando começou a colecionar discos e fitas de seus artistas favoritos, entre eles o Michael Jackson. Aos 13 anos ele ganhou do pai o primeiro violão e passou a desenvolver sua musicalidade, tendo dois anos depois recebido a primeira guitarra. “Na época eu queria ganhar uma guitarra e uma viagem para assistir ao Rock in Rio, mas minha mãe disse que eu tinha apenas uma escolha e fiquei com a primeira”, destaca.

Já seguro das notas musicais que tirava do instrumento, Álamo começou a fazer shows para os colegas da faculdade de Letras e iniciou sua demarcação de espaço no mundo da música. No final dos anos 80 ele veio para o Acre atendendo a convite de políticos para se apresentar durante a campanha eleitoral, mas acabou se apaixonando e fincando raízes no Estado. Quando se trata de gosto musical, o cantor destaca que desde pequeno navega nas águas do rock, mas ama os ritmos fortes do axé, o romantismo da MPB e a alegria da música nordestina.

Álamo participou de diversos festivais e hoje integra o grupo de elite da música acreana. Gavou um CD em 2006, trabalho que enalteceu a sonoridade regional e homenageou o Acre e o Nordeste de forma intimista. Ela agora se prepara para gravar o segundo CD de sua carreira, com canções de sua autoria e que deverá estar à disposição do público até o fim do primeiro semestre de 2010.

Na agenda de shows do artista estão as várias apresentações que fará no interior do Estado nos próximos dias, incluindo a folia do carnaval fora de época de Xapuri (no dia quatro de setembro), o festival de praia de Plácido de Castro (no dia cinco) e o carnaval fora de época em Sena Madureira , no dia seis de setembro. No ínico deste ano ele esteve na festa de intercâmbio cultural realizado na Praça das Armas, em Cuzco, no Peru, tendo levantado o público ao som do samba, do axé e do rock.
Read More

Seringueiros do Acre completam primeira fase do contrato de FDL com indústria francesa
Edmilson Ferreira
27-Fev-2009
Carga de 2,2 toneladas de Folha Defumada Líquida foi enviada nesta sexta-feira


Folha Defumada Líquida é uma técnica desenvolvida pela Universidade de Brasília e feito com o látex coagulado (Foto: Sérgio Vale/Secom)
A Associação de Moradores e Produtores da Reserva Extrativista de Assis Brasil (Amopreab) enviou nesta sexta-feira, 27, para a França o lote de encerramento da primeira fase do contrato de fornecimento de Folha Defumada Líquida (FDL) com a francesa Veja, indústria de calçados orgânicos. Foram embarcados a partir de Rio Branco 2,2 toneladas de FDL, no valor de R$ 13,6 mil, com destino ao Rio de Janeiro. Dali, a borracha é enviada a Paris, onde é processada e transformada em solado de tênis.
Nessa primeira etapa do acordo, a Amopreab forneceu dez toneladas de FDL. O contrato foi assinado em dezembro de 2007, e em março próximo, segundo prevê Marco Antônio Santos Góes, gerente do escritório da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) de Assis Brasil, deve ser firmado novo acordo. Atualmente, 30 famílias participam do negócio. Em 2009, de acordo com a Seaprof, devem ingressar mais 23 famílias dos seringais Divisão, Guanabara, Cumaru e Amélia, todos na Reserva Extrativista Chico Mendes.


Estudos da UnB demonstraram que a borracha resultante dessa técnica é mais flexível e resistente que a sintética (Foto: Sérgio Vale/Secom) O seringueiro vende a folha a R$ 5 o quilo para a Amopraeb, que repassa para a Veja a R$ 6 mais impostos. Os produtores estão sendo apoiados por programas públicos, como o Pró-Ambiente, que busca ampliar o uso de técnicas sustentáveis na produção rural. O sistema FDL foi desenvolvido pela Universidade de Brasília e é bastante simples. O látex colhido da seringueira é coagulado com o uso de ácido pirolenhoso, subproduto da carbonização da madeira, que já incorpora ácidos e alcatrões. A secagem da FDL é feita em temperatura ambiente, ao ar livre, dispensando a fase de defumação. Isso livra o seringueiro da exposição excessiva à fumaça. Os estudos da UnB demonstraram que a borracha resultante do uso dessa técnica é mais flexível e mais resistente que a sintética ou a obtida com a defumação tradicional.

FONTE: GOVERNO DO ACRE
Read More
Educação inclusiva na rede pública do Acre será destaque nacional

Duas escolas serão enfocadas em documentário do Ministério da Educação


Professora atende aluna com necessidade específica na sala de recursos da Escola Clínio Brandão (Foto: Assessoria/SEE) Integrantes de uma empresa de comunicação e publicidade chegam a Rio Branco na próxima segunda-feira, 23, para a produção de um documentário sobre os avanços da educação inclusiva na rede pública de ensino do Acre. A equipe, contratada pelo Ministério da Educação, permanecerá na capital acreana até o dia 25, fazendo gravações nas escolas Clínio Brandão e José Sales.
No roteiro da produção haverá entrevistas com alunos portadores de necessidades específicas, depoimentos dos pais, atuação de professores em sala de aula com alunos deficientes e na sala de recursos, além dos funcionários de apoio. De acordo com a gerente de ensino especial da secretaria de Educação, Cláudia De Paoli, o objetivo do MEC é veicular o documentário em redes de TV públicas a cabo, escolas, universidades, congressos, convenções e eventos relacionados ao tema.

De Paoli disse que a escolha do Acre é resultado de um conjunto de atividades desenvolvidas pela SEE e as escolas, e dos últimos índices apontados pelo Educacenso que mostrou o aumento de 82% de alunos portadores de necessidades específicas nas escolas de ensino regular. Outra ação que contribuiu foi o programa de formação continuada, que a secretaria de educação vem oferecendo aos docentes da rede municipal e estadual em todos os 22 municípios do estado.

FONTE: GOVERNO DO ACRE
Read More
Governo e sindicalistas voltam a discutir reajuste de aposentados
.

Os ministros Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e José Pimentel, da Previdência Social, reúnem-se hoje (24) com representantes dos aposentados e de seis centrais sindicais. Será às 11h no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Em pauta, o reajuste para os aposentados em 2010 e a retomada das negociações sobre projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional relacionados à aposentadoria.

Participam da reunião dirigentes da Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil CTB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NSCT) e da União Geral dos Trabalhadores (UGT). Também estarão presentes os deputados federais Pepe Vargas (PT-RS) e Henrique Fontana (PT-RS).

FONTE: GIRO DA NET
Read More
3ª Feira do Pirarucu Manejado em Manoel Urbano


Festa reuniu milhares de pessoas em torno de atrações culturais, comidas à base de pirarucu, venda do peixe fresco e seco e exposição de artesanato


Feira do Pirarucu comercializa o peixe seco e fresco e é a maior atração do município de Manuel Urbano (Foto: Assessoria/Seaprof) A 3ª Feira do Pirarucu Manejado, realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) foi realizada durante o fim de semana no município de Manuel Urbano. O evento teve sua estrutura montada na praça central da cidade e conta com um grande número de colaboradores, impulsionando o turismo, o comércio e o desenvolvimento econômico do município.
Com apoio da WWF Brasil, Ibama, Ministério da Pesca, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Imac, Prefeitura de Manoel Urbano, Colônia de Pescadores Z7, Ufac e Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a programação contou com várias atrações culturais, comidas à base de pirarucu, venda do peixe fresco e seco, além de exposição de artesanato feito com escamas de pirarucu.

Localizado a 220 km da capital Rio Branco, o acesso a Manoel Urbano é pela estrada BR 364, sentido Rio Branco/Cruzeiro do Sul. A estrada, em fase de construção entre Sena Madureira e o município, dificultou a chegada de muitos visitantes, devido às chuvas, mas não impediu que turistas de outros municípios e estados vizinhos viessem prestigiar a festa. A estrutura da feira foi montada em proporções adequadas para oferecer o melhor acolhimento possível aos visitantes.

Quatro tendas para exposição e comercialização, um palco para apresentações de shows, e praça de alimentação, são algumas das atrações oferecidas na programação. Os restaurantes oferecem Pirarucu à Casaca, Salada de Pirarucu com Grão de Bico, Filé de Pirarucu ao Molho Branco, Moqueca de Pirarucu Fresco com Camarão, e Isca de Pirarucu ao Molho Verde, uma grande diversidade de pratos à base de pirarucu. No palco se apresentaram ontem o Doutor Tonho, do WWF Brasil, e o Grupo de Artistas do Pró-Jovem, animando o público com músicas gospel e regionais.

Feira é incentivo para pescadores
Durante 14 dias de pesca, os 16 pescadores da Colônia de Pescadores Z7 pescaram 17 pirarucus, com mantas pesando em média 52 kg. Período curto, segundo eles, para cumprir a meta estabelecida de 39 peixes. Em 2008 foram pescados 27 peixes, mas as mantas pesavam em torno de 42 kg, o que explica o aumento de produtividade dos lagos de Manoel Urbano. Aproximadamente três toneladas foram comercializadas, na forma fresca e seca, com os preços respectivamente de R$ 12,00 e R$ 20,00.

Segundo o gerente do Manejo de Pesca da Seaprof, Carlos Leopoldo, a aparente queda da produção não existe, pois os peixes pescados nesse ano são maiores que os do ano passado. Alem do mais, os lagos são de tamanho limitados, não podem abrigar um número crescente de pirarucus, pois a qualidade seria afetada.

"Se tudo der certo, a renda bruta da feira será de aproximadamente R$ 20 mil, pois o Ibama autorizou a continuação da pesca até atingirmos a meta dos 39 pirarucus. O dinheiro será distribuído entre a comunidade envolvida e, principalmente, entre os pescadores da Colônia de Pescadores Z7", explica o gerente da unidade local da Seaprof, Agustinho Filho.

O presidente da Colônia de Pescadores Z7, Manoel Pereira, garante que, para os pescadores, a feira só traz resultados positivos. A renda obtida com as atividades se reflete em melhor qualidade de vida e garantia de renda aos pescadores. "Trouxe aprendizado, com oficinas de capacitação, e vai continuar trazendo alegria e desenvolvimento nos próximos anos", diz ele.

Feira impulsiona economia de Manoel Urbano
O município de Manoel Urbano tem cerca de 8 mil habitantes. No período da Feira do Pirarucu a população tem um aumento de mais de 30%, totalizando aproximadamente 12 mil pessoas na cidade. A economia tem um grande aquecimento com essa atividade, pois o turismo fortalece o mercado na medida em que os hotéis recebem hóspedes e o comercio de produtos locais aumentam. A construção da estrada que liga o município à cidade de Sena Madureira facilitará ainda mais o crescimento da economia, trazendo um número maior de visitantes às atividades.

Segundo o prefeito em exercício do município, Francisco Mendes, a grande importância da feira está no desenvolvimento dos recursos pesqueiros, uma atividade fundamental para a economia de Manoel Urbano. "Só tenho a agradecer aos organizadores e aos visitantes, dizendo a todos que se sintam bem e voltem sempre", diz ele, lembrando que a prefeitura sempre foi parceira do evento.

FONTE:GOVERNO DO ACRE
Read More
Comitiva de mulheres chega a Brasília para defender Lei Maria da Penha
.
Representantes da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) chega hoje (24) a Brasília para uma série de ações em defesa da Lei Maria da Penha. Nesta segunda-feira, elas terão audiência com o ministro Haroldo Rodrigues, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Amanhã (25) e quarta-feira (26), a comitiva vai avaliar a situação da lei e os riscos que ela vem correndo, além de participar de audiências no STJ - com o ministro Celso Limongi - e no Supremo Tribunal Federal (STF). Estão previstos também encontros com a bancada feminina no Congresso Nacional, com representantes da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Durante as audiências será entregue petição online, com mais de 5 mil assinaturas.

FONTE: GIRO DA NET
Read More

Arquivo do blog