Workshop discute como aumentar a produtividade e reduzir impactos da pecuária na Amazônia
Diva Gonçalves, Assessoria Embrapa
22-Ago-2009
Encontro internacional será realizado em duas etapas: uma no Acre, outra em São Paulo

Entre 24 e 27 de agosto os desafios para conciliar o aumento da produtividade da pecuária e reduzir os desmatamentos e a emissão de gases de efeito estufa na Amazônia, como resposta às crescentes demandas no Brasil e nos mercados globais por mecanismos que assegurem maior sustentabilidade a esta atividade, estarão na pauta de discussão de instituições nacionais e organismos estrangeiros. O Workshop Internacional sobre Soluções para o Desmatamento e Emissões de Gases de Efeito Estufa Causadas pela Expansão da Pecuária na Amazônia, realizado em duas etapas, no Acre e em São Paulo, visa estabelecer um diálogo entre os vários atores da cadeia pecuária, na busca por alternativas para tornar a atividade mais produtiva e sustentável.


Organizado pelas entidades Amigos da Terra - Amazônia Brasileira e Aliança da Terra, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Forest Footprint Disclosure, Greenpeace, National Wildlife Federation e Global Canopy Programme, o evento tem a cooperação da Embrapa e Fórum Paulista de Mudanças Climáticas e Biodiversidade. Participam representantes dos setores agropecuário, agroindustrial, financeiro e comercial, universidades e centros de pesquisa, governos e organizações da sociedade civil.

Nos dois primeiros dias as atividades acontecem nos municípios de Rio Branco e Sena Madureira, sob a coordenação da Embrapa Acre, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento (Mapa). Serão visitadas áreas de produtores, que já desenvolvem sistemas de produção intensivos de pecuária de corte sem desmatamentos e queimadas. "O objetivo é demonstrar como tecnologias voltadas para a recuperação de áreas degradadas e intensificação da pecuária podem contribuir para aumentar a produtividade do rebanho e a rentabilidade da propriedade, sem a necessidade de desmatar novas áreas", diz o pesquisador Judson Valentim, chefe geral da Unidade.


A viagem ao Acre faz parte de uma agenda opcional do evento. Além das visitas a campo, o grupo composto por 15 representantes de órgãos governamentais e não governamentais e pesquisadores participa de reunião com o Governador do Estado, Binho Marques, no dia 24, às 18h. Segundo Valentim, as políticas adotadas pelo Acre para conciliar a produção sustentável nas áreas de florestas e áreas desmatadas com a redução do desmatamento podem servir de referência paras as discussões sobre o assunto.

Nos dias 26 e 27 os participantes se reúnem em São Paulo, no salão de convenções do World Trade Center, para uma discussão global sobre as soluções para as emissões de gases de efeito estufa (GEE) da pecuária, com foco na Amazônia brasileira. A idéia é encontrar alternativas eficientes para mitigar o aumento do efeito estufa e outros problemas socioambientais, decorrentes da expansão da atividade.

Um dos enfoques do evento será a procedência de produtos pecuários. Como saber se a carne ou o couro não têm origem ilegal, de desmatamento ou de trabalho escravo? A resposta para esta pergunta será obtida durante painel coordenado pelo Ministério Publico Federal do Pará. As tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Acre, para o aumento da produtividade, manejo de pastagens e recuperação de áreas degradadas também serão destaque no evento.

Desafios - O Brasil possui o maior rebanho comercial do mundo e ocupa a posição de maior exportador de couro. Como atender a demanda mundial de carne sem contribuir para o avanço do desmatamento na Amazônia tem se convertido em questão crucial para o direcionamento de ações relacionadas ao desenvolvimento da pecuária. Entre os propósitos do encontro está o detalhamento de uma agenda operacional incluindo ações de cunho tecnológico, político, financeiro e mercadológico que possam garantir a sustentabilidade da atividade.

"Os principais desafios da área incluem a adoção em larga em escala de tecnologias capazes de aumentar a atual produção pecuária; implementação de políticas públicas que possam aliar ganho em produtividade com redução do desmatamento; redirecionamento de linhas de crédito; e adoção de uma política de compra positiva ao longo da cadeia, com medidas que valorizem práticas sustentáveis, como pro exemplo, o estabelecimento de preços diferenciados para produtos oriundos de propriedades que adotam sistemas de baixo impacto", afirma Valentim.

fonte: agencia de noticias do Acre.
Read More
Conferência sobre educação indígena vai reunir em Plácido de Castro 22 etnias
Evento é preparatório para o encontro nacional


Conferência é antiga reinvidicação dos povos indígenas para promover debate amplo sobre educação volta a essas populações (Foto: Eunice Caetano/SEE) O município de Plácido de Castro sediará no período de 23 a 27 de agosto de 2009, a 1ª Conferência Regional de Educação Escolar Indígena no Acre - CONNEEI. O evento, que acontece na Pousada da Floresta, será um fórum de discussão que terá como objetivos principais, a reflexão sobre as Diretrizes da Educação Escolar Indígena e Políticas, Gestão e Financiamento da Educação Escolar Indígena. 220 delegados, sendo 140 indígenas de 22 etnias do Acre e sul do Amazonas estarão presentes ao encontro, além de indigenistas e de instituições governamentais.
A realização da 1ª CONEEI culminará na Conferência Nacional, que é uma antiga reivindicação dos povos indígenas para proporcionar a reflexão com maior profundidade e elaborar um documento com a ampla participação destas populações para que se efetivem programas e políticas de Educação Escolar Indígena já garantidas nas diretrizes para esta modalidade de ensino.


fonte: agencia de noticias do acre.

Todas as exposições e debates serão ministrados por lideranças e professores indígenas das várias etnias e terão como eixos temáticos a Educação Escolar, Territorialidade e Autonomia; Práticas Pedagógicas; Políticas, Gestão e Financiamento da Educação Escolar; Participação e Controle Social e Diretrizes para a Educação Escolar.

Durante a conferência será discutida a implementação ou não no Estado, do Decreto Presidencial nº 6.861, de 27 de maio de 2009, que define a Educação Escolar Indígena em Territórios Etnoeducacionais, ou seja, eliminar as fronteiras políticas e trabalhar com índios que possuam semelhanças lingüísticas e culturais. A proposta inicial do MEC e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade -SECAD para o Acre, é que incorpore mais oito etnias do Amazonas em seu território.
Read More

Lula diz que Acre tem “meninos que usam a inteligência e o coração”
Lula optou por um discurso saudosista que teria dado impulso a grandes obras no Acre



Presidente fez um retrospecto do Acre para dizer que ele mudou muito com a administração da FPA (Foto: Luciano Pontes/Agazeta.net)O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Acre vem dando certo porque “foi governado pelo Jorge (Viana) e está sendo por Binho (Marques)”, os quais ele chamou de ”meninos” que colocam não apenas a inteligência no que fazem “mas também o que têm no coração”.

“Me refiro ao amor e ao carinho pelo Acre que eles têm”, disse o presidente.

O presidente disse ter feito um pedido a Binho, antes do discurso dos dois. “Pedi pra que ele ressaltasse a dificuldade de se tem aqui no Acre de se construir”.

Lula frisou que a sequência de grandes obra no Acre começou quando o então prefeito Jorge Viana “foi limpar e pintar a pracinha do táxi (também Pracinha do Relógio)”.

E continuou: “Hoje aqui no Acre, mesmo com todas as dificuldades, temos grandes obras, como por exemplo, o Canal da Maternidade, que já foi motivo de vergonha em nível nacional e que hoje orgulha muito o Estado”.

Isso se deve, segundo o presidente, á forma “séria e honesta como esses meninos vêm governando”.

A esperança de Lula é a de que “todos os rios do Acre, daqui a mais alguns anos, vão ter uma ponte, quando nenhuma família será isolada”.

A intenção de Lula até o final do seu segundo mandato é não apenas garantir a qualidade de vida aos brasileiros, como também, “um ensino e uma formação de qualidade para todos os brasileiros”.

FONTE: AGAZETA.NET

Read More
SESACRE CONFIRMA NOVE CASOS DE GRIPE SUINA NO ACRE

20 de agosto de 2009
Até agora 09 casos foram confirmados e outros 09 aguardam resultado de exames. Ações de prevenção e diagnóstico precoce são ampliadas
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) divulgou nesta quinta-feira, 30, uma nova nota técnica sobre os casos de Influenza A (H1N1) registrados no Acre. De acordo com o documento, o Governo do Estado vem atuando de forma integrada no combate e controle da doença, desenvolvendo ações de Vigilância Epidemiológica e organização da assistência à saúde, com ênfase na capacitação dos profissionais de saúde e professores da rede de educação do estado e municípios.

Até agora, foram notificados 46 casos da doença. Desses, 09 foram confirmados como Influenza A (H1N1), 03 como Influenza Sazonal (gripe comum), 24 foram descartados e até agora 09 casos estão sob monitoramento e a Sesacre aguarda o resultado dos exames que estão sendo realizados em laboratório.

Na semana passada, Secretaria de Saúde e Educação do Estado se uniram para levar informação e conhecimento aos gestores escolares. A proposta foi garantir a prevenção e o diagnóstico precoce dos casos também nas unidades de ensino. O mesmo trabalho começa a ser desenvolvido em Cruzeiro do Sul a partir desta quinta-feira, 20. O Secretário de Saúde, Osvaldo Leal, estará no município até o fim desta semana promovendo encontro com educadores, gestores públicos e da área saúde.


Fonte: noticias da hora
Read More
Furnas: saiu concurso para 1.664 vagas. 2º e 3º graus
Da Folha Dirigida
Sex, 21 de Agosto de 2009 09:33
Informações referentes ao quadro de vagas, postos de inscrição, locais de prova e conteúdo programático, entre outras, deverão ser divulgadas ainda nesta sexta-feira, dia 21

Furnas Centrais Elétricas divulgou nesta sexta, dia 21, diversas alterações em seu edital. Entre elas, a alteração no quantitativo de vagas. Agora, o concurso destina-se ao preenchimento de 1.664 vagas, sendo 318 para convocação imediata e 1.346 para cadastro de reserva. Há oportunidades para os níveis médio, médio/técnico e superior, e os salários variam entre R$1.721,31 e R$3.298,06. Segundo a Funrio, organizadora, informações referentes ao quadro de vagas, postos de inscrição, locais de prova e conteúdo programático, entre outras, deverão ser divulgadas ainda nesta sexta-feira, dia 21.


As inscrições poderão ser feitas pela internet, através do site da Funrio, a partir desta sexta-feira, dia 21, permanecendo abertas até o dia 27 de setembro. Para quem não tem acesso à internet, serão disponibilizados, entre os dias 24 de agosto e 4 de setembro, postos de inscrição com computadores, distribuídos em diversas cidades. Os locais estarão abertos de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.

Para participar do processo de seleção, o candidato deverá preencher uma ficha e imprimir o boleto bancário, que poderá ser pago em qualquer agência. O valor da taxa será de R$100 para os cargos de nível superior e R$70 para médio e médio/técnico. Posteriormente, poderão ser impressos os cartões de confirmação de inscrição.

Somente inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e membros de família de baixa renda terão direito a isenção de taxa, que deve ser pedida através de requerimento, onde devem ser apresentados o número do cadastro do CadÚnico ou declaração de que é membro de família de baixa renda.

O candidato poderá concorrer a mais de um cargo, mas caso as provas sejam realizadas na mesma data e horário, deverá priorizar uma delas, sendo considerado faltoso nas demais. O concurso de Furnas contará com provas objetiva e discursiva e avaliações psicológica e física.

Inscrição: www.funrio.org.br

Fonte: Folh DIRIGIDA
Read More
Vila de Rondônia vai desaparecer sob represa de hidrelétrica

Moradores ganharão novas casas em outro local. Parte deles teme ficar longe do rio que garante seu sustento

Inundada pela represa de Jirau, que está em construção no rio Madeira, a vila de Mutum-Paraná vai desaparecer. Por isso, 330 famílias terão de se mudar para uma cidade de casas pré-fabricadas.
A vila surgiu com a estrada de ferro Madeira-Mamoré, há cerca de 100 anos. A estrada foi desativada e Mutum-Paraná nunca mais acertou o pé. Passou por ciclos de garimpo, de madeira, sem sucesso permanente.

Expectativa

Para a maioria dos moradores, a construção das usinas é a salvação da economia local. "A expectativa é muito grande no sentido de comércio. Porque onde tem muita gente é melhor de trabalhar", acredita o comerciante Claudenir Oliveira.

A mudança será completa. Até os 140 túmulos do velho cemitério serão levados para a nova vila, a 50 quilômetros de distância. Um transtorno, mas o líder comunitário diz que será para melhor. "Nós vamos ter duas escolas, com condições de dobrar o número de alunos que hoje nos temos em classe", diz Jacob Benaroiz.

Os ribeirinhos, no entanto, não estão satisfeitos. As 763 famílias que moram na área da usina Santo Antônio vão ter que se mudar porque o lago vai invadir as margens do rio. "O que o pescador quer é permanecer na barranca do rio, ter livre acesso à barranca do rio", diz o pescador Pedro Damaceno.

Muitos ribeirinhos estão inseguros, não sabem se vão poder manter o seu jeito de viver, que é morar na barranca do rio, ao lado de seus barcos. Os reservatórios precisam manter uma faixa, em toda a margem, chamada Área de Proteção Permanente (APP). Os ribeirinhos, que são pescadores, acham que em suas novas casas vão ficar longe de onde tiram o seu sustento.

"Não adianta dar uma casa com alvenaria, com eletricidade, com água encanada. Porque eu tendo uma casa dessas não me serve de nada se eu não puder pescar", afirma o Coordenador da ONG Madeira Vivo, Jorge Ferreira.

O pescador Rômualdo Rodrigues Sales já se mudou e não gostou. Apesar da casa ampla e da boa infraestrutura da agrovila, ele reclama que ficou sem trabalho. "Vamos dizer que eu pegava 50, 60 quilos por semana. Farinha, muitas vezes, até vendia 18 sacos de farinha em dia de domingo. Hoje eu não tenho roça aqui."

Reportagem aberta para comentários. Deixe o seu ao final do texto.

Existe área para roçado, mas, na mudança, muita gente perdeu a época certa de plantar. A direção da usina reconhece: é difícil reproduzir aqui a vida que os ribeirinhos tinham antes. "Por mais que você faça em termos de melhorias, adequações, adaptações, sempre fica aquele lado sentimental, da família, da tradição, dos pais que ali moraram e que cultivaram toda a área", afirma o Coordenador de Sustentabilidade da Usina Santo Antônio, Luiz Zoccal.

Tem gente que acha que se deu bem. Valter Rodrigues da Silva, que é piloto de canoa com motor, conhecida na região como voadeira, recebeu casa e boa indenização. "Casa nova, as coisas tudo nova. Comprei uma voadeira, que não tinha condições de comprar uma voadeira para mim. Então, para mim está bom."

Tribos isoladas

Não há aldeias indígenas na área a ser inundada, mas lideranças temem impactos em tribos isoladas. O Ministério Público Federal abriu ação para proteger índios sem contato com o homem branco. "Os próprios antropólogos da casa estão fazendo um estudo para provar que a existência desses índios para que não seja liberado o empreendimento até que se resolva essa situação", explica a procuradora Luciana Pepe de Luca.

A Funai diz que há oito grupos indígenas isolados na região. As usinas se comprometeram a mantê-los protegidos. As hidrelétricas têm também de levar em conta nossos vizinhos, do outro lado da fronteira.

Os bolivianos estão de olho na construção das usinas em Rondônia. A bacia do Rio Madeira é binacional. De um lado, por exemplo, está a cidade de Guayaramerin, Bolívia, e do outro a cidade de Guajará-Mirim, Brasil. A fronteira é o Rio Mamoré, que forma o Rio Madeira. Os bolivianos querem saber se o represamento do rio terá conseqüências no território da Bolívia.

Pesquisadores bolivianos apontaram para o risco de inundações e redução da pesca. O engenheiro Maurício Tolmasquim, que participou da decisão de construir Jirau e Santo Antônio, diz que há desconhecimento em relação ao projeto. "É natural que haja desconfiança, mas não tem problema, inclusive existe hoje uma oferta do governo brasileiro de, se houver desejo, se construir uma usina binacional na fronteira e ajudar na construção da hidrelétrica lá na Bolívia. Então, não tem impacto e, ao contrário, a gente quer cooperar com os bolivianos".

Fonte: agazeta.net
Read More
Lula chega a Rio Branco na tarde desta sexta-feira, 21


Presidente participa do lançamento do programa "Minha Morada" e entrega casas para famílias da Capita e do interior
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega a Rio Branco na tarde desta sexta-feira, 21, para participar da apresentação do programa "Minha Morada" no Acre. Acompanhado do ministro das Cidades, Márcio Fortes e do ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Franklin Martins, dorme em Rio Branco e no sábado, 22, segue para a Bolívia, onde assina acordo com o presidente Evo Morales.

A chegada do presidente está prevista para as 15 horas. Do aeroporto de Rio Branco, onde será recepcionado pelo governador Binho Marques, pelo senador Tião Viana, pelo prefeito Raimundo Angelim e pelo ex-governador Jorge Viana, Lula segue para o Parque dos Sabiás, na estrada Apolônio Sales, onde vistoria as obras de construção de residências para famílias carentes.

Em seguida, Lula e sua comitiva seguem para a estrada Jarbas Passarinho, onde acompanha o lançamento do programa "Minha Morada", executado pelo Governo do Estado e assina convênios para a execução do programa "Minha Casa, Minha Vida".

Na oportunidade o presidente fará a entrega das chaves de casas para famílias da Capital e do interior. Lula dorme no Acre e na manhã de sábado, 22, segue para a Bolívia, onde assina convênios para obras de integração com o presidente Evo Morales.

fonte: agazeta.net
Read More


Ladrões invadem casa e matam sargento da Polícia Militar
Da Agência Agazeta.net
Sex, 21 de Agosto de 2009 08:53
Quadrilha rendeu família quando chegava em casa de um culto evangélico



Paramédicos do Samu tentam reanimar vítima (Foto: J. Lima)O sargento reformado da Polícia Militar Francisco de Assis Moura, de 62 anos, foi assassinado por assaltantes, por volta das 22h15 desta quinta-feira, 20, quando chegava de um culto evangélico, no ramal Ganeiro, a oito quilômetros de Rio Branco pela Rodovia AC-40, bairro Santa Maria.

Os quatro ladrões esperaram que a sobrinha dele, Robelhene Pereira de Moura, de 30 anos, abrisse os portões da chácara, onde ele morava com a esposa, para se esconderem no quintal e esperarem o casal chegar da igreja.

Enquanto um dos bandidos ficou do lado de fora, os outros três entraram na casa. Um dos ladrões levou a sobrinha e a esposa do sargento para um quarto, enquanto dois permaneceram com a vítima.

“Só ouvimos depois um tiro e foi quando disseram: corre”, afirma Robelhene. “Ai meu Deus”, disse o sargento Moura, como era conhecido quando estava na ativa na PM.

Segundo as testemunhas, é provável que os ladrões tenham pedido dinheiro à vítima, antes de assassiná-lo.

Moura era conhecido por ser um homem aguerrido. Tinha a amizade de todos na Polícia Militar e deixa três filhos, um dos quais seguiu carreira na PM e outro, com muito esforço, se tornou médico pediatra.

Gibson Moura, o filho médico, chegou ao local minutos depois do crime e ainda teria tentado reanimá-lo. O Samu também foi acionado, mas quando chegou o sargento já estava sem vida.
fonte: agazeta.net
Read More
Lula chega ao Acre nesta sexta para lançar programa de habitação
Da Agência de Notícias do Acre
Ter, 18 de Agosto de 2009 16:46
Presidente vem ao Acre lançar programa “Minha Morada”, que contemplará famílias de baixa renda no Estado

O maior programa de Habitação da história do Acre. Assim pode ser definido o “Minha Morada”, um projeto executado pelo Governo do Estado que vai garantir uma moradia digna para milhares de famílias acreanas e que será apresentado pelo Governador Binho Marques na próxima sexta-feira, 21, com a presença do presidente Lula.


A iniciativa contempla ações paralelas complementares que reúnem um conjunto de fontes de financiamento e parceiros públicos, com financiamento junto aos bancos e também agrega o programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal.

A estimativa do Governo do Estado é de que o programa resolva cerca de 50% do déficit habitacional no Acre. São ao todo 7 modelos diferentes de residências construídas e serão duas modalidades de financiamento: um para famílias que tenham de até 3 salários mínimos e outro para aquelas com renda de 3 a 6 salários mínimos.

O funcionamento do programa, quem tem direito ao financiamento, o processo de seleção das famílias e outras informações serão apresentadas durante o evento com o presidente Lula e o governador Binho Marques. A solenidade será realizada na Estrada Jarbas Passarinho, no PAR Juruá, em Rio Branco, onde na ocasião, serão entregues mais de 100 casas a beneficiários do programa.

No final da semana passada, o governador Binho Marques esteve em Brasília, onde se reuniu com o presidente Lula e apresentou o “Minha Morada”. Entusiasmado, Lula aceitou o convite para vir a Rio Branco participar da cerimônia de apresentação do programa.

fonte: agazeta.net
Read More
Lula chega ao Acre nesta sexta para lançar programa de habitação
Da Agência de Notícias do Acre
Ter, 18 de Agosto de 2009 16:46
Presidente vem ao Acre lançar programa “Minha Morada”, que contemplará famílias de baixa renda no Estado

O maior programa de Habitação da história do Acre. Assim pode ser definido o “Minha Morada”, um projeto executado pelo Governo do Estado que vai garantir uma moradia digna para milhares de famílias acreanas e que será apresentado pelo Governador Binho Marques na próxima sexta-feira, 21, com a presença do presidente Lula.


A iniciativa contempla ações paralelas complementares que reúnem um conjunto de fontes de financiamento e parceiros públicos, com financiamento junto aos bancos e também agrega o programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal.

A estimativa do Governo do Estado é de que o programa resolva cerca de 50% do déficit habitacional no Acre. São ao todo 7 modelos diferentes de residências construídas e serão duas modalidades de financiamento: um para famílias que tenham de até 3 salários mínimos e outro para aquelas com renda de 3 a 6 salários mínimos.

O funcionamento do programa, quem tem direito ao financiamento, o processo de seleção das famílias e outras informações serão apresentadas durante o evento com o presidente Lula e o governador Binho Marques. A solenidade será realizada na Estrada Jarbas Passarinho, no PAR Juruá, em Rio Branco, onde na ocasião, serão entregues mais de 100 casas a beneficiários do programa.

No final da semana passada, o governador Binho Marques esteve em Brasília, onde se reuniu com o presidente Lula e apresentou o “Minha Morada”. Entusiasmado, Lula aceitou o convite para vir a Rio Branco participar da cerimônia de apresentação do programa.

fonte: agazeta.net
Read More
Aeronave com garimpeiros some após decolar de Boa Vista
Resley Saab, da Agência Agazeta.net
Qua, 19 de Agosto de 2009 13:25
Avião não tinha plano de voo declarado, quando desapareceu no final da tarde de terça-feira

Uma aeronave com garimpeiros a bordo e plano de voo não declarado teria deixado a cidade de Boa Vista (RR) e desaparecido no espaço aéreo amazônico, no final da tarde desta terça-feira, 18.

As informações são da Record News em São Paulo e coincide com o fato inusitado de que moradores em Boca do Acre (AM), a 200 quilômetros de Rio Branco e pouco mais de mil quilômetros de Manaus, observaram algo que pode ser um avião cair do céu e explodir, por volta das 20 horas desta terça.

Em comunicado aos produtores do Gazeta Alerta, a Record News afirmou que autoridades aeronáuticas sediadas em Roraima confirmaram a decolagem de uma aeronave ‘clandestina’, desde Boa Vista.

A aeronave dos garimpeiros teria sido observada pela última vez sobrevoando uma área indígena ainda dentro de Roraima, pelos radares do Sistema de Vigilância da Amazônia.

Mas segundo especialistas, é pouco provável que os dois fatos tenham relação por causa da distância. De acordo com a ferramenta Google Earth, Boa Vista está a cerca de 1,4 mil quilômetros de Boca do Acre, muito distante para um possível voo direto.

A aeronave é considerada clandestina quando o piloto não declara o plano de voo, que contém informações de interesse comum para a segurança do espaço aéreo e dos viajantes. Entre elas estão dados como o destino, a altitude e a autonomia de voo.

fonte: agazeta.net
Read More


Crianças a um clique do abuso sexual com fotos sensuais em blogs e no orkut
19 de novembro de 2007
Enquanto as autoridades e grandes empresas se debatem contra crimes sexuais que ameaçam jovens e adultos na internet, são os pais que mais permitem a exposição dos filhos aos ataques contra a sexualidade e privacidade.

Fotos de jovens, que não passam de garotinhas, em poses sensuais e provocativas imitadas do que vêm na mídia altamente sexista, e quase nuas, enchem os álbuns nos perfis do Orkut.com.

As denúncias contra comunidades de pedofilia no orkut são inúmeras, mas ao avaliar as denunciadas, nem sempre e possível identificar, ou "tipificar", no jargão policial, o crime. Muitas vezes as tais comunidades, por mais nefastas e imorais que sejam, não podem ser acusadas de pedófilas.

Os membros dessas comunidades reúnem e trocam entre si links para as fotos das tais meninas erotizadas precocemente. Assim, não são fotos clandestinas. Teoricamente, todas foram publicadas pelos donos dos perfis.

De quem é a responsabilidade de proteger as jovens, então? Quando uma criança é encontrada num prostíbulo, os pais podem ser penalizados criminalmente, pois permitiram a exposição dos filhos a ambiente degradante. Com o orkut, é a mesma coisa!

"Periguetes mais gostosas da net" têm só 15 anos!
Um exemplo clássico de como a ausência dos pais facilita a exposição dos filhos no orkut: Nesta semana, circulou em vários blogs, ávidos pela visitação, um post sobre as gêmeas Linny e Mary, eleitas pelos blogueiros "as irmãs mais gostosas da net".

Com fotos extremamente erotizadas das duas irmãs em poses sensuais, os textos informam, sem nenhum pudor ou preocupação, que ambas têm 15 anos apenas! Até a divulgação das imagens nos blogs é ilegal, levando-se em conta o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Mas ninguém parece estar muito preocupado, afinal, quem poderia reclamar? As vítimas da exposição, nesse caso, aparecem nas fotos feitas em frente a um espelho de máquina na mão, provando que elas próprias são as autoras do "ensaio semi-erótico".

Se as garotas são induzidas pela mídia a, desde pequenas, se expor como produtos a venda para serem aceitas, é outra discussão...

Mas o fato é que, cabe aos pais, cuidar o que acontece no computador, na máquina digital, no blog e até no celular dessas menininhas.

Nada de conservadorismo. É apenas uma questão de bom senso! Essas garotas podem, mesmo com toda carga de informação que recebem, com todo amadurecimento precoce dos tempos modernos (bla-blá-blá), se submeterem a experiências ruins que marcarão suas vidas para sempre!

Essas garotas podem perder muito cedo a noção dos limites, desenvolvendo uma sexualidade deformada. Podem encontrar pela frente uma gravidez não planejada ou um maníaco que mate de verdade!

É claro que tudo isso pode acontecer sem a ajuda do ambiente virtual. Mas, será que a exposição delas quase peladas para milhares de internautas não vai aumentar as chances das tragédias?

Já visitou o orkut da sua filha hoje?
Há alguns anos, uma campanha esparramou adesivos com os dizeres: "Já abraçou seu filho hoje?"... Agora, a frase deveria ser: "Já visitou o orkut do seu filho hoje?"

É incrível, mas os pais não sentam nem cinco minutos por semana ao lado das crianças para saber o que fazem no computador, na internet.

Os micros são colocados nos quartos, e quanto mais "sossego" as crianças derem enquanto navegam, melhor! Aliás, a impressão geral é de que, estar usando um computador, só pode ser bom para a criança.

Como resultado, pais são surpreendidos com fotos de seus rebentos em orgias sexuais sendo esparramadas por e-mails, outros descobrem atividades ilegais das "crianças" pela internet com a polícia batendo na porta para prender os filhos...

Orkut é lugar de criança?
Por mais que as autoridades esperneiem, que o Google seja acionado, ou que as campanhas alertem, no orkut, assim como no resto da internet, qualquer um está a poucos cliques de um convite para uma seção de "sexo grupal", de um guia para experimentar uma nova droga ou de um manual para matar gatos da forma mais dolorosa possível.

A pergunta que fica, então, é: Orkut é lugar para criança desacompanhada?

Você deixaria sua filha de dez, doze ou dezessete anos sozinha naquela região da cidade onde se concentram os prostíbulos ou clubes suspeitos?

Por mais radical que pareça, as situações são análogas.

Se você é pai, mãe ou responsável por um adolescente, por mais novo que ele seja, considere-se então desde alertado para os riscos que o orkut oferece. E, principalmente, para a falta que sua presença faz!

FONTE: NOTICIAS DA HORA

Read More

PF faz nove prisões e várias apreensões durante a “Operação Central”
Por EZÍ MELO
18 de agosto de 2009
Em entrevista coletiva, superintendente e dois delegados da Polícia Federal apresentaram o resultado da operação realizada a partir da madrugada desta terça-feira (18)

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta terça-feira (10), nove acusados de integrar uma quadrilha interestadual de tráfico de drogas, com sede em Rio Branco e ramificações em municípios acreanos e rondonienses. Foram oito prisões no Acre (uma em Plácido de Castro, outra em Brasiléia e seis em Rio Branco) e uma em Guajará-Mirim (RO). Além das prisões, foram apreendidos vários veículos (carros e moto), dinheiro, computadores e outros bens.

A “Operação Central” iniciou na madrugada e recebeu esta denominação, segundo a PF, devido ao Estacionamento Central, na avenida Epaminôndas Jácome, no centro de Rio Branco, que funcionaria como sede e depósito da quadrilha . Os detalhes da ação foram repassados à imprensa, em entrevista coletiva, na manhã desta terça-feira, pelo superintendente da Polícia Federal no Acre, José Carlos Calazane, e os delegados Wagner Menezes (Delegacia de Repressão a Entorpecentes – DRE) e Mário Fanton (Delegacia de Combate ao Crime Organizado).

De acordo com os delegados, a quadrilha vinha sendo investigada há cerca de seis meses, desde a apreensão de 50 quilos de cocaína. Em 10 de março, o traficante identificado apenas como Sandro, 29, furou um bloqueio policial, caiu com o carro em um açude e fugiu. No veículo, foram encontrados 50 quilos de cocaína e uma pistola Glock. Sandro, que foi preso no dia seguinte, faria parte da quadrilha.

Os delegados da PF afirmaram que nos últimos seis meses a quadrilha movimentou cerca de 150 quilos de cocaína. A droga, adquirida na fronteira, era distribuída para o Acre e Rondônia e até para o Nordeste. “Por questão de instantes não apreendemos um carregamento de 82 quilos. Quando chegamos ao local onde a droga estava, já haviam retirado”, disse Wagner Menezes.

Com base nas investigações, a PF obteve 21 mandados judiciais para serem cumpridos no Acre e Rondônia, sendo 11 de prisão e 10 de busca e apreensão. Dos 11 mandados de prisão, nove foram cumpridos, outros dois acusados estão foragidos. O superintendente da PF disse que um dos foragidos deve ser preso nas próximas horas e que os acusados serão autuados pelos crimes de tráfico de entorpecente, associação para o narcotráfico e tráfico interestadual, o que pode render até 15 anos de prisão.

Segundo o titular da DRE da PF, o traficante identificado como Nitemar, preso em Rio Branco, seria o líder da quadrilha, que tinha funções muito bem definidas. Na casa dele, a PF apreendeu dois veículos, um computador e R$ 22 mil em dinheiro, além de outros bens. Já o proprietário do Estacionamento Central, identificado como M.N.M.A., de acordo com a Polícia Federal, era responsável pelo transporte o dinheiro até a fronteira e, às vezes, também de entorpecentes da fronteira para Rio Branco.

Apesar das investigações e da grandeza da “Operação Central”, que teria envolvido cerca de 60 policiais federais, nenhuma droga foi apreendida. O delegado de combate ao crime organizado, Mário Fanton, disse que o objetivo principal da operação não foi apreender drogas, mas desmantelar a quadrilha e apreender os bens adquiridos com o tráfico de entorpecente, que, a partir da decisão da Justiça, poderão ser utilizados no combate ao crime organizado.

Familiares e advogada contestam

Familiares do proprietário do Estacionamento Central, que pediram para não serem identificados, e a advogada Maria da Conceição Castelo Branco, disseram que ele não fazia parte de nenhuma quadrilha. Segundo a advogada, a prisão de seu cliente aconteceu porque o traficante Sandro, preso em março, trabalhou na empresa (Estacionamento). “Ele é um pai de família e o pouco que tem, conseguiu com trabalho”, frisou a advogada.

O filho de M.N.M.A., um rapaz de 19 anos, afirmou que era ele quem administrava o Estacionamento e que nunca funcionou como sede de negociações para narcotráfico. Ele acrescentou que seu pai estava comprando uísque, energético e desodorante na Bolívia e revendendo em Rio Branco. “A gente sabe que é errado, mas era o que o meu pai estava fazendo para sustentar a família. Se ele fosse traficante, não viveria aperreado como vive. Inclusive a moto que apreenderam é minha, comprada com o meu trabalho no estacionamento”, frisou.

Sobre o relacionamento de M.N.M.A. com Sandro e Nitemar, o rapaz afirmou que Sandro trabalhou na empresa (Estacionamento) e Nitemar comprava uísque de seu pai. “A gente trabalhava direto no Estacionamento, eu, minha mãe, e se houvesse tráfico de drogas a gente saberia, mas não havia isso não”, concluiu.

FONTE; NOTICIAS DA HORA
Read More
Prefeitura derruba casa em área verde do Tropical
Por EZÍ MELO

18 de agosto de 2009
Fiscais da prefeitura de Rio Branco derrubaram, na manhã desta terça-feira (18), uma casa que estava sendo construída em uma área verde do Conjunto Tropical. José Charles, 34, diz que perdeu cerca de R$ 18 mil de investimento por não saber que se tratava de área verde. O terreno fica próximo a um córrego.


De acordo com Charles, há quatro anos ele comprou o terreno de uma pessoa identificada como Valci, pagando o valor de R$ 7 mil, sendo R$ 4 mil em dinheiro e R$ 3 mil em uma carta de crédito de veículo. Depois, fez um empréstimo de R$ 5 mil para construir um posto de lavagem de veículos, mas a prefeitura não permitiu. Por último, gastou R$ 6 mil com material para construir a casa em madeira, que foi derrubada pela prefeitura.

FONTE: NOTICIAS DA HORA
Read More
O único ser humano

O adolescente é o único ser humano que usa gírias. O adolescente é o único ser humano que faz as coisas sem pensar.
É o único que acha que tem razão.
É o único que não entende os outros e nem a si mesmo. É o único que não é criança e nem adulto. E é o único...
...que não tem querer
...que desafia tudo
...que se veste diferente
...que come mal
...que é chocólatra
...que fala palavrão
...que gosta do escuro
...que zoa dos outros
...que cola na prova
...que tem ilusões
O adolescente não é o único ser humano que usa drogas e bebidas alcoólicas, mas é o único que não tem responsabilidade.
Não é o único que dança, mas é o único eu quer sair todo dia.
Não é o único que dança, mas é o único que sabe dançar.
E não é o único...
...que chora, mas é o único que se arrepende
...que ama, mas é o único que sofre
...que trai, mas é o único que é traído
...que perdoa, mas é o único que aceita o perdão
...que confia que se emociona, mas é o único que se decepciona .
Poema do trabalho do 3º ano da escola 15 de junho,as alunas :CLAUDIA HORRANA,KETHYLLY E LUCIANA.
Read More
Digite aqui o resumo do post

Violência sem limites

Digite aqui o resto do post

Uma barbaridade a onda de violencia que estar nessa cidade.Ninguem respeita ninguem,e cada um por si,virou terra de lanpião,esta e a realidade que estamos vendo no nosso dia a dia,a não conseguimos nen se quer dormi sossegado,pois pode o ladrão invadir sua casa e querer levar a sua cama...aiaiaiaiai onde vamos para????
Read More


Colono bêbado deita sobre pista e é atropelado na estrada de Sena



Da Agência Agazeta.net
Ter, 18 de Agosto de 2009 09:27
Acusado fugiu do local do acidente sem dar assistência a vítima; agricultor estava embriagado quando deitou sobre a estrada

Vítima é socorrida por paramédicos do Samu (Foto: cedida)Na noite desta terça feira, 17, por volta das 20h30 uma camionete de cor escura atropelou o colono Luzimar Pereira Mendes, 48 anos. O acidente aconteceu no quilômetro 30 da BR-364, no sentido Rio Branco/Sena Madureira.Segundo informações de testemunhas, o condutor do veículo fugiu do local sem prestar socorro à vítima, que foi encontrada desacordada. o excesso de bebida fez com que o rapaz, que sofreu fraturas as pernas e escoriações graves na cabeça, deitasse imprudentemente sobre a pista. Luzimar foi atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Pronto Socorro de Rio Branco em estado grave. Ainda à caminho da capital o colono sofreu uma parada cardíaca e precisou ser entubado.


fonte: agazeta.net
Read More
Abertas as inscrições para o vestibular 2010 da Ufac
Paula Amanda, da Agência Agazeta.net
Seg, 17 de Agosto de 2009 12:04
Inscrições vão até 30 de setembro e serão feitas, somente, pela internet

A partir desta segunda feira, 17, os interessados em ingressar na Universidade Federal do Acre (Ufac) já podem realizar a inscrição para o vestibular 2010. O edital já está disponível no site da instituição, assim como as inscrições para o preenchimento de 2.005 vagas, em 29 cursos. que vão até 30 de setembro e serão feitas apenas pela internet. O valor da taxa é R$ 50, mas aqueles que optarem pela isenção podem fazer o pedido até o dia 1º de setembro.

A realização das provas acontece dias 8 e 9 de novembro. em Rio Branco, Brasiléia, Xapuri, Plácido de Castro, Tarauacá, Feijó e Cruzeiro do Sul. No primeiro dia. os candidatos responderão a 15 questões de Língua Portuguesa e mais 50 de Biologia, Língua Estrangeira, Geografia, Matemática e Química, dividindo-se em 10 questões para cada disciplina. No segundo dia ,o caderno de provas terá 10 questões de História e 10 questões de Física, além da Redação em Língua Portuguesa.

Para o vestibular de 2010, a novidade é que a Ufac já conta com o curso de Engenharia Elétrica, oferecendo 40 vagas. O curso será dado em período integral, e tem a duração de cinco anos.

De acordo com o planejamento divulgado no edital, o resultado dos candidatos aptos a terem a prova de redação corrigida deve ser divulgado até o dia 25 de novembro. Já o resultado final pode ser aguardado para o dia 15 de janeiro de 2010.

fonte: agazeta.net
Read More
Famílias acreanas ameaçam resistir e enfrentar bolivianos
Rutemberg Crispim, da Agência Agazeta.nt
Seg, 17 de Agosto de 2009 16:50

Moradores estão se organizando para reagir a qualquer ação do Governo boliviano. Eles ameaçam fechar a BR 317




------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------

Brasileiros na Bolívia: bancada negocia saída diplomática rápidaWalter Prado denuncia extorsão em expulsões de brasileiros da Bolívia Ministério diz que expulsão de brasileiros não é feita pelo governo da BolíviaDeputados acionam autoridades a favor de brasileiros que vivem na BolíviaBrasileiros são expulsos da Bolívia



Revoltados com a postura do Governo boliviano um grupo de brasileiros que moram na faixa de fronteira com a Bolívia, ameaça radicalizar e enfrentar as autoridades bolivianas, caso sejam obrigados a sair de suas terras. Eles não aceitam perder tudo que construíram e afirmam que esperam uma solução para o problema, caso contrário, podem fechar a BR 317, em Capixaba.

Um dos brasileiros, de nome Anderson ligou para a reportagem da Agazeta.net e afirmou que muitas famílias estão se organizando para reagir a qualquer ação das autoridades bolivianas.

"Nós moramos aqui há mais de 30 anos e construímos nossa vida aqui. Tenho mais de 100 hectares de terra e o Incra está me oferecendo somente 50 hectares. Não sei como vamos fazer com nosso gado e com as plantações. É preciso que o Governo encontre uma solução para esse problema, caso contrário, podemos ter um grande conflito", alertou.

Na manhã desta segunda-feira, 17, várias famílias se reuniram e decidiram se preparar para reagir, caso representantes do Governo boliviano tentem expulsa-los de suas terras. Representantes dos moradores do Ramal do Cosmo, próximo a Plácido de Castro, já afirmaram que estão dispostos a lutar pelas suas terras.

A situação fica cada vez mais complicada na região de fronteira, pois os brasileiros não aceitam perder suas terras e os bens que construíram.


fonte: agazeta.net
Read More

Acreano morre após contaminação por gripe suína em hospital de São Paulo
Rutemberg Crispim, com informação da TV Gazeta
Seg, 17 de Agosto de 2009 16:02
Menino de 15 anos estava no hospital se recuperando de uma cirurgia bem sucedida de troca de válvula, quando contraiu a doença



Caixão foi totalmente lacrado para evitar novos contágios no funeral (Foto: Luciano Pontes/A Gazeta)

Laudo confirmou morte por influenza H1N1 (Foto: Luciano Pontes/Agazeta.net)

--------------------------------------------------------------------------------
Saiba mais
--------------------------------------------------------------------------------

Porto Velho registra a primeira morte no Estado por gripe suínaSesacre confirma mais um caso de gripe suína no AcreProfessora pode ser a primeira vítima da gripe suína no JuruáExército ganhará reforço para combater gripe suína na fronteira com o AcreSaúde monitora três casos suspeitos de gripe suína


Um garoto de 15 anos é a primeira vítima acreana do vírus H1N1, a Gripe A, também conhecida por gripe suína, segundo laudo médico do Hospital do Coração, unidade do bairro Paraíso, em São Paulo. Jyovanny Silva de Castro morreu, por volta das 14h30, do último sábado, 15, quando se recuperava de uma cirurgia de troca de uma válvula cardíaca.

Segundo a família, a cirurgia foi bem sucedida e, quando Jyovanny já estava na sala de recuperação, o hospital informou que ele havia contraído uma infeccção. O menino tinha problemas cardíacos desde os quatro anos e estava em tratamento, na Capital paulista, durante todo o último mês.

“Fomos pegos de surpresa quando vimos que o laudo atestava morte por gripe suína”, afirmou o tio da vítima, Felipe Silva, que é pastor na Igreja Quadrangular do bairro Wanderely Dantas. Segundo ele, a família, em nenhum momento, foi informada sobre a possibilidade de o paciente ter contraído a gripe suína.

Tio afirma que família foi pega de surpresa (Foto: Luciano Pontes/Agazeta.net)
O corpo de Jyovanny Castro chegou, nesta tarde, a Rio Branco, no voo comercial da TAM. O caixão veio lacrado, com recomendação para que não fosse aberto durante o velório. Ele está sendo velado na Igreja Quadragular do Wanderley Dantas.
fonte: agazeta.net
Read More

Termina o sonho do Rio Branco na Série B em 2010
Por EZÍ MELO
16 de agosto de 2009
Equipe precisava de zero a zero ou vencer, mas empatou em 2 x 2 com o Asa de Arapiraca

Com o estádio Arena da Floresta lotado, terminou o sonho da equipe do Rio Branco Football Club em se classificar para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2010. O time estrelado, que precisava de um empate de zero a zero ou vencer, empatou em por 2 x 2 com o Asa de Arapiraca (AL).

O primeiro gol da partida saiu aos nove minutos. Didira, do Asa, passou pela zaga do Rio Branco, cruzou para Edson que furou a defesa de Douglas. A equipe alvirrubra igualou o placar aos 12 minutos. Ivo empurrou Rogério e o juiz Wagner Tardelli marcou o pênalti. Ley bateu e o goleiro Tutti caiu para o lado oposto da bola.

Aos 29 minutos do primeiro tempo, a equipe do Asa passou à frente. Na cobrança de escanteio, Nena marcou de cabeça, ficando com oito gols no campeonato, sendo o artilheiro isolado da Série C. Após o segundo gol do Asa, a equipe do Rio Branco perdeu ritmo de jogo, mas depois recuperou-se.

No segundo tempo, a equipe do Asa buscou segurar o jogo a todo o custo e o Rio Branco investiu num ataque ofensivo. Aos 15 minutos, depois de uma cobrança de escanteio do Asa, Douglas deixou a bola escapar e no rebote Régis livrou o gol em cima da linha, mas na seqüência pisou no jogador Nena, que estava caído. Wagner Tardelli não puniu a infração, levando o técnico Vita a reclamar muito e a ser advertido.

Aos 20 minutos, Testinha foi substituído e deixou o estádio vaiado. Logo em seguida, ao cometer falta, Paulão do Asa recebe o segundo cartão amarelo e é expulso do jogo. A equipe estrelada ganha mais fôlego e aos 22 empata o placar. Ley cobra a falta cometida por Paulão e Régis marca de cabeça.

O técnico Everton Goiano substituiu Wendel por Gledson, aos 38 do segundo tempo. Aos 45, mais um jogador do Asa é expulso, Paulo Foiani, deixando a equipe do Rio Branco com dois a mais. Mesmo com a vantagem, o time acreano não conseguiu vencer, apesar das várias oportunidades criadas nos últimos minutos, dominando o ataque na área do Asa.

Na reta final, após discutir com os árbitros assistentes e reclamar muito de Tardelli, Vica, o técnico do Asa, e foi expulso.
Read More
Asa cala 12.950 torcedores no Arena e elimina o Rio Branco
Da Redação
Dom, 16 de Agosto de 2009 20:06
Apenas uma pequena torcida de 50 alagoanos tiveram motivos para comemorar na noite deste domingo, no Arena

Jogo cheio de muita disputa, emoção e pegada, assim foi a classificação do Asa de Arapiraca/AL, conquistando uma das vagas para a série B de 2010. Apenas 50 torcedores alagoanos, presentes no estádio Arena da Floresta, tiveram motivos para comemorar no domingo à noite.

O empate em 2 a 2 foi suficiente para se classificar, isso com um jogador a menos, desde os 25 minutos da etapa final, quando o zagueiro Paulão, do Asa, recebeu o segundo amarelo, sendo expulso.

Ley e Regis marcaram os gols do Estrelão, enquanto Nena e Edson fizeram os gols do empate. Os jogadores do Asa comemoraram muito no Arena, com sua pequena torcida.

No próximo dia 23/8, o Asa recebe o Icasa, no estádio Coaracy Fonseca, em Arapiraca/AL, enquanto no dia 30, o jogo será no estádio Mauro Sampaio, em Juazeiro do Norte/CE.

fonte:agazeta.net
Read More

Arquivo do blog