Fotos de Hitler inédito e em cores


De 1936 a 1945, Hugo Jaeger clicou Adolf Hitler constantemente. Fotógrafo pessoal do ditador, ele registrou cenas de sua vida particular e pública, muitas inéditas. Parte delas chega agora à internet, pela revista Life.No fim da guerra, com medo de ser incriminado por sua relação com Hitler, Jaeger guardou todos os seus negativos em uma mala. Por pouco não foi pego, já que a mala chegou a ser aberta por soldados americanos em 1945. O que salvou Jaeger foi uma garrafa de conhaque, que estava junto com o material e atraiu os soldados – eles ficaram com a bebida e desistiram de aprofundar a revista.Depois do susto, Jaeger embalou os negativos e os colocou dentro de jarras de vidro, enterradas em um terreno próximo a sua casa. No fim dos anos 60, ele as recuperou e vendeu parte do acervo à Life.Das cerca de 2 mil fotos da coleção, a revista colocou em seu site 50. Detalhe: são coloridas, uma raridade nos arquivos da Segunda Guerra Mundial. http://www.life.com/
Fonte uol
Read More

Seleção passeia em Rosário, garante vaga na Copa e complica vida da equipe de Maradona


Foto globo eporte
Read More

Brasil desafia Argentina por penúltima etapa da 'era Dunga'



Em pouco mais de três anos, Dunga superou a desconfiança, as críticas e sua inexperiência como treinador. Agora, está prestes a cumprir o penúltimo objetivo de sua trajetória à frente da seleção brasileira: selar a classificação à Copa do Mundo. Para isso, porém, tem um obstáculo duro a partir das 21h30 deste sábado. Precisa bater a Argentina no alçapão do Gigante de Arroyito, em Rosario, além de torcer por uma derrota do Equador.
Se tal combinação acontecer, Dunga conquistará seu terceiro objetivo dirigindo o time principal. Já faturou a Copa América e a Copa das Confederações. Mais que isso, recuperou a autoestima de uma seleção que voltou do último Mundial fracassada e contestada. E que agora percorre o caminho para mais uma edição da Copa respaldada pelos resultados.O treinador já avisou que não tem a pretensão de permanecer na função para o próximo ciclo, visando o Mundial no Brasil, em 2014. Concentra todos seus esforços no grupo que formou em três anos e que já respira a Copa da África do Sul, a grande ambição. "Temos que respeitar a Argentina e fazer o nosso trabalho. Nosso objetivo é buscar a classificação para a Copa o quanto antes", resumiu o capitão Lúcio.Uma vitória sobre os hermanos e uma derrota do Equador para a Colômbia asseguram o
Brasil entre os quatro primeiros das eliminatórias com três rodadas de antecedência. Seria a classificação mais tranquila da seleção no atual formato de disputa, adotado após a Copa de 1994.Do outro lado, porém, está o desespero da Argentina. O arquirrival está na quarta posição e fica em situação mais dramática se tropeçar. Experiente como jogador, Maradona levou a partida para Rosario justamente para contar com a pressão da torcida. Sabe que o confronto deste sábado é fundamental.Segundo o herói argentino, esse será seu compromisso mais importante à frente do time nacional. "Sem dúvida que é. O Brasil tem uma equipe muito forte, mas nós podemos ganhar", prega o comandante argentino, cercado da mesma desconfiança que já pairou sobre Dunga.
O cenário de cada seleção já é suficiente para transformar o clássico deste sábado em um duelo especial. Mas ainda há a tensão que alimenta uma das maiores rivalidades do futebol mundial. Os brasileiros estão preparados para provocações e toda forma de pressão."Tudo é válido dentro de campo. A Argentina catimba bastante e já conhecemos isso, mas também podemos usar nossas armas.
A amizade com alguns jogadores existe fora de campo, mas dentro é cada um por si. Posso estar jogando contra meu irmão que vou querer vencer", avisou Felipe Melo.O Brasil aposta principalmente na iniciativa dos argentinos para ter espaços no ataque. O time de Dunga é o segundo melhor visitante das eliminatórias, com 57% de aproveitamento. "Quando o adversário joga de igual para igual facilita o jogo para nós", completou Júlio César.


Alexandre SinatoEm Rosario (Argentina)
Read More

Helicóptero Comandante João Donato permanecerá com a estrela da bandeira acreana


O Governo do Estado manterá o grafismo da Bandeira do Acre no helicóptero Esquilo AS 350 que atuará nos sistemas de segurança pública, saúde e defesa social das comunidades a partir do dia 7 de Setembro. A recomendação do procurador Ricardo Gralha Massia não será acatada porque ela não leva em conta o significado histórico da estrela presente na bandeira acreana. Longe de simbolizar qualquer favorecimento partidário, como sugere a imaginação do imparcial procurador, a estrela vermelha foi adotada desde 1899, como parte da bandeira verde-amarelo do Estado Independente do Acre, instituído pelo espanhol Luiz Galvez Rodrigues de Arias. A mesma bandeira criada por Luiz Galvez foi adotada por Plácido de Castro durante a histórica Revolução que conquistou o Acre para o Brasil em 1903. A forma atual da bandeira acreana data de 1920, por decisão de Epaminondas Jácome, que foi o primeiro governador do Território Unificado instituído pelo Governo Federal.
A única diferença que a bandeira atual apresenta em relação à original instituída por Galvez é a inversão das cores e o sentido da diagonal. Com Galvez, a diagonal obedecia o sentido da Linha Cunha Gomes, sendo a cor amarela na parte de baixo e a cor verde na parte de cima. Na versão instituída por Epaminondas Jácome, que é utilizada até hoje em todos os monumentos e espaços públicos do Estado, a diagonal ficou no sentido contrário à linha Cunha Gomes, com a cor verde na parte de baixo e a amarela na parte de cima. A estrela vermelha que incomoda o recém-chegado procurador nunca mudou de posição desde 1899. Ela sempre esteve à esquerda superior do pavilhão acreano.


AG. de Noticias do Acre
Read More

Ponte velha renovada


No projeto original a ponte metálica, como é mais conhecida, foi projetada para ser suspensa e dar passagens aos navios que trafegavam no rio Acre rumo aos seringais. Quando a obra foi concluída este fluxo de barcos de grande porte já não existia e ela, portanto, nunca foi içada. Mas a estrutura existiu. As roldanas que seriam utilizadas para este içamento foram encontradas enterradas nos barrancos do rio Acre durante a limpeza para a obra de urbanização do Mercado dos Colonos, no mês passado. Elas serão recuperadas e farão parte de um monumento, que será instalado entre a ponte e o Mercado Velho.
Extraido da AG de Notícia do Acre

Foto Acervo da FEM

Read More

Serra defende projeto de cobrança em hospital público em SP

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), afirmou nesta quinta-feira (3) que as críticas ao uso de parcerias com as OSs (organizações sociais) na área da saúde, permitindo o atendimento de pacientes particulares nos hospitais públicos, são "trololó político da ala sindicalista do PT".

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou na quarta (2), por 55 votos a 17, o projeto de lei que permite que todos os hospitais estaduais sejam terceirizados e, apesar de públicos, atendam a pacientes particulares e de planos de saúde, mediante cobrança. Questionado sobre quando será sancionadoo projeto, Serra respondeu que ainda não viu a versão final do documento, que "será analisado pela Casa Civil"

José Serra afirmou que a legislação permite esse tipo de parceria nas novas unidades de saúde e que a medida ajuda a baixar o custo e aumentar os atendimentos. "Nas unidades administradas desta forma, o custo de manutenção é, em média, 10% menor, e o atendimento, 25% maior", estimou o governador.Serra evitou comentar sobre os projetos que tratam do pré-sal e sobre a saída do tucano Andrea Matarazzo da Secretaria das Subprefeituras de SP da administração

Gilberto Kassab (DEM).A afirmação foi feita em inauguração oficial no instituto de reabilitação Lucy Montoro, na Vila Andrade, zona sul de São Paulo. O hospital será administrado em uma parceria com a fundação da Faculdade de Medicina da USP.

Silvana Salles SP
Read More

A volta da CPMF

Uma mobilização nacional, que envolva a prefeitos, governadores e a sociedade em torno da necessidade de aumentar os recursos para a saúde pode ser a saída para o impasse na votação da emenda 29, que estabelece percentuais mínimos de investimentos federais na saúde. É o que espera o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro.
A polêmica gira em torno da criação da CSS (Contribuição Social para a Saúde), que substituiria a extinta CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). A oposição tem barrado a aprovação do novo tributo na Câmara dos Deputados.
O governo federal ressalta que o projeto é do Legislativo e tem ressalvas a entrar de cabeça na briga pela CSS, depois da derrota na disputa pela prorrogação da CPMF. Apenas um "fato novo" poderia mudar essa posição, segundo os congressistas. E esste "fato novo" poderia ser a mobilização a favor da ideia. Com isso, as responsabilidades pela criação do novo imposto seriam divididas.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, defendeu mais recursos para sua pasta em reunião nesta quinta-feira (3), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e líderes da base aliada. Pelos cálculos do ministério, seriam necessários cerca de R$ 11,5 bilhões a mais por ano para a pasta. Esse montante, defendem os governistas, só seria atendido com a criação da CSS."Todos se manifestaram favoráveis (a mais recursos para a saúde). Mas precisa que haja uma mobilização de prefeitos, de governadores", disse o ministro José Múcio após a reunião desta quinta.
Claudia Andrade Do UOL NotíciasEm Brasília
Read More

Romário marca estreia pelo América


Está marcado. Aos 43 anos, o atacante Romário vai estrear pelo América no próximo dia 19, contra o Profute, às 15h, no estádio Giulite Coutinho, em jogo válido pela última rodada da primeira fase da Série B carioca. O jogo é um dia após a data de aniversário do tradicional clube carioca, que completa 105 anos no dia 18. O Baixinho, que soma 1.002 gols na carreira, tem participado regularmente dos coletivos sob comando do treinador Clovis de Oliveira. O campeão mundial em 94 deixou o treino da última segunda-feira com um incômodo na panturrilha direita, mas o problema não deverá adiar a sua estreia.

Romário anunciou retorno aos gramados em 12 de agosto e foi inscrito na Federação de Futebol do Rio na data limite, dia 21. Ele realizará o sonho do pai, Seu Edevair, torcedor do América.

Em abril, o atacante assumiu o comando profissional do futebol do clube, que tentar voltar à divisão de elite do futebol carioca.
O América lidera o Grupo A da Série B do Rio, com 30 pontos, nove a mais que Riostrense e Quissamã, os vice-líderes.



GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Read More

Flu. Sai Renato Gaúcho e entra Cuca


Sorriso no rosto, peito estufado e muita confiança. O Cuca que se apresentou ao Fluminense na tarde desta quarta-feira, no centro de treinamento Spa Sport, em Itu, interior de São Paulo, em nada lembrava a figura desgastada e cabisbaixa que deixou o Flamengo há cerca de 35 dias. De astral renovado após uma “oxigenada” em Curitiba, como ele mesmo disse, o treinador não colocou em dúvida por um instante sequer a permanência tricolor na primeira divisão em entrevista coletiva e esbanjou confiança.
Cahê Mota
Read More

Os argentinos temem Adriano, carrasco dos últimos anos. E Dunga sabe bem disso. O treinador testou nesta quarta-feira uma escalação com três atacantes. Além do Imperador, Robinho e Luis Fabiano treinaram entre os titulares. Mas é apenas uma opção de jogo.

Como não utilizou os quatro jogadores que se apresentaram apenas na noite de terça-feira - Luisão, Ramires, Elano e Daniel Alves -, o capitão do tetra preferiu observar uma alternativa para a partida contra a Argentina, no sábado, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Além disso, Dunga optou pela escalação de Lúcio e Miranda na zaga deixando Juan entre os reservas. O jogador do Roma ainda está sem o ritmo ideal de jogo já que passou a pré-temporada se recuperando de uma lesão muscular sofrida contra a Itália, na Copa das Confederações. Quatro atletas da seleção Sub-17 completaram o grupo durante o treino técnico-tático com as dimensões do campo reduzidas.

Adriano ganhou fama de carrasco da Argentina ao marcar na final da Copa América de 2004 e levar o jogo para os pênaltis, quando o Brasil conquistou o título. O Imperador já enfrentou os hermanos em quatro partidas e balançou a rede três vezes. Além da Copa América de 2004 (2 a 2), fez dois na vitória de 4 a 1 na decisão da Copa das Confederações de 2005.Nesta quinta-feira, Dunga vai comandar o único coletivo antes do duelo contra a Argentina. A tendência é que o zagueiro Luisão e o meia Ramires entrem no time. Com isso, Miranda e Adriano ficariam na reserva.
Thiago Lavinas
Read More

Concurso do IBGE 33 MIL VAGAS

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta segunda-feira (31) o edital de processo seletivo para 33.012 vagas temporárias para a realização do Censo Demográfico 2010. Os salários são de até R$ 1,6 mil.
A seleção oferece 6.722 oportunidades ao cargo de agente municipal (salário de R$ 1.150), 23.900 vagas para agente supervisor (salário de R$ 900), 1.432 para agente de informática (salário de R$ 900), 558 vagas para agente administrativo (salário de R$ 760) e 400 vagas para a função de agente regional (salário de R$ 1.600). Todos os cargos são de nível médio.
O concurso prevê reserva 5% das oportunidades a candidatos portadores de deficiência física. A organizadora do concurso será a Fundação Cesgranrio, que publicará em breve a relação de vagas por município em seu site.
Inscrições:
As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 21 de setembro pelo site da Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br) até o dia 6 de outubro. Também haverá inscrição presencial nas agências dos correios credenciadas. A taxa de inscrição varia de R$ 22 a R$ 30.
Realização das Provas:
A seleção constará de provas objetivas, que estão previstas para o dia 6 de dezembro em locais a serem divulgados em 23 de novembro.
Outras informações podem ser obtidas junto à central de atendimento ao candidato, entre as 9h e 17h, pelo telefone: 0800 701 2028.
Ag. de noticias
Read More

Militante da causa da redução do déficit habitacional, o vereador Ricardo Araújo vem trabalhando, mesmo antes de se eleger, em projetos que visem atingir essa meta. Na Câmara Municipal de Rio Branco tem se pronunciado constantemente sobre o assunto.
Na último final se semana, o vereador foi convidado pelo mestre de obras Antonio Felix para conhecer uma nova tecnologia da construção civil que pode reduzir em até 35% o custo da obra de construção de um casa nos moldes de uma casa popular.
Trata-se de blocos de concreto pré-moldados que, entre outras vantagens dispensam o reboco em cimento e a utilização de peças de madeira. “Essa é uma grande vantagem porque é cada vez menor a quantidade de madeira disponível para exploração. É uma casa para o futuro”, explicou o mestre de obra que é acreano e tem pelo menos 25 anos de expe-riência em construção civil. Atualmente ele è funcionário de uma grande empresa local, responsável por uma importante obra em Rio Branco.
Observando a planta baixa do projeto, o vereador Ricardo Araújo, que é engenheiro civil, disse que a iniciativa atende perfeitamente a demanda de construção de habitações de interesse social.
Para se ter uma idéia, com um milheiro dos blocos pré-moldados pode-se construir 60 metros quadrados, enquanto que com os tradicionais tijolos, a mesma quantidade dá para a construção de 40 metros quadrados.
“Nós vamos buscar apoio para viabilizar essa idéia. Quanto mais alternativas como essa aparecerem mais perto estaremos da realização do sonho de garantir que todos tenham sua casa própria e não descansaremos enquanto pudermos trabalhar para atingir essa meta em nossa cidade, sugerindo, propondo de buscando soluções viáveis”, comentou o vereador. (Assessoria)
Reportagem: Gezeta On-line
Read More

Senado aprova divórcio feito pela internet

Acaba de ser aprovado na manhã desta quarta-feira (2), por unanimidade e em decisão terminativa, projeto da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) que muda o Código de Processo Civil para permitir que os pedidos de separação e divórcio possam ser realizados por meio eletrônico. De acordo com a relatora, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), a medida contribui para modernizar os procedimentos legais e facilitar o processo de separação. O projeto segue agora para a Câmara.
Fonte: Da Agência Câmara
Read More

Envelhecimento da população e menor fecundidade são desafio para sistema de saúde, aponta IBGE

Com o ritmo de crescimento populacional menor e a expectativa de vida maior, o Brasil terá de enfrentar novos desafios na saúde pública. Segundo um estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgado nesta quarta-feira (2), os idosos consomem mais recursos de sistema de saúde devido às internações mais frequentes, ao maior tempo de ocupação do leito e às várias patologias que os afetam. O estudo mostra que, hoje, as doenças crônicas atingem 75,5% dos idosos - na faixa etária de 0 a 14 anos, a proporção cai para 9,3%. As principais causas de morte para pessoas acima de 60 anos são as doenças circulatórias, respiratórias e os tumores.
BRASIL: EXPECTIVA DE VIDA
1900
33,7 anos
1910
34,1 anos
1920
34,5 anos
1930
36,5 anos
1980
62,5 anos
1991
66,9 anos
2000
70,4 anos
2005
72,1 anos
O custo de internação per capita aumenta com a idade: um paciente entre os 60 e os 69 anos custa ao sistema de saúde R$ 63. Dos 80 anos em diante, o valor sobe para R$ 179. Além disso, somente 29,4% dos idosos têm plano de saúde particular.A esperança de vida do brasileiro ao nascer atingiu os 72 anos em 2005. Já a taxa de fecundidade chegou a dois filhos por mulher em 2006 - para se ter uma ideia das mudanças ocorridas na sociedade nas últimas décadas, em 1980 este indicador apontava 4,4 filhos por mulher. Para este estudo, o IBGE analisou indicadores de população e de saúde de 1960 a 2005, incluindo as estimativas para 2006. Saúde infantilJunto com a queda na taxa de fecundidade, caiu também a mortalidade infantil nas últimas décadas. As doenças infecciosas e parasitárias perderam importância nas mortes de crianças, e aumentou a proporção de complicações relacionadas a enfermidades que surgem antes ou depois do parto. O dado do IBGE mostra que o crescimento da rede de saúde ainda precisa se expandir para atender as gestantes, diz o estudo. A proporção de mães que tiveram assistência pré-natal subiu de 43,7% para 54,5% entre 2000 e 2006, e a proporção de mulheres que não realizaram nenhuma consulta caiu de 4,7% para 2,1%. No entanto, em Estados mais afastados, o índice de mulheres que procuram fazer o pré-natal é bem menor à média nacional.No Amapá, somente 23,6% das mulheres grávidas passaram por sete ou mais consultas e 9,6% não passaram por nenhuma consulta em 2006. No Acre, que também é um dos Estados com maior número de nascimentos em domicílios, 11,1% das mães não tiveram nenhuma consulta pré-natal. Para se ter uma ideia, em São Paulo e no Paraná, mais de 70% das mulheres passaram por sete ou mais consultas.
Do UOL Ciência e Saúde Em São Paulo
Read More

Catedral Metropolitana de Belém reabre para visitação




Após quatro anos fechada para obras de restauração, a Igreja da Sé de Belém - conhecida também como a Catedral Metropolitana de Belém - reabre novamente para visitação nesta terça-feira (1º). O monumento é um dos patrimônios mais importantes do Pará do ponto de vista histórico, cultural e arquitetônico, já que a construção data de 1748.
Read More

Ponte Metálica JK será interditada entre 8 a 10 de setembro no período da noite

O Departamento de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura Aeroportuária do Acre (Deracre) anuncia que fará a interdição total da Ponte Metálica Juscelino Kubitschek nos dias 8, 9 e 10 de setembro, no período de 22h às 3h, para dar continuidade às obras de recuperação da estrutura. Nestes três dias, será feita a instalação das torres que foram reproduzidas como réplicas tal qual era na construção original da ponte.
De acordo com o diretor do Deracre, Marcos Alexandre, o horário escolhido foi justamente para não causar transtornos aos motoristas que transitem do primeiro para o segundo distrito da capital. Durante a interdição, a outra ponte sobre o Rio Acre, Coronel Sebastião Dantas, funcionará com pista dupla, e a Rua 6 de Agosto terá sentido alterado no Segundo Distrito, assim como a Rua Epaminondas Jácome no primeiro distrito.

Mariama Morena

Read More

Governo do Estado divulga edital para Programa Minha Morada
Manifestação de interesse de participação em programa habitacional pode ser preenchido a partir desta terça-feira, 1º de setembroO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação de Interesse Social, lança edital anunciando a abertura de prazo para cadastramento de manifestação de interesse de participação no Programa Habitacional Minha Morada criado para atender as necessidades de famílias com renda mensal de 0 a 3 salários mínimos e aquelas moradores de áreas de risco que recebem o benefício Bolsa Família e constam no CadÚnico. A adesão poderá ser feita a partir desta terça-feira, 1º de setembro, a 31 de dezembro de 2009 em 25 escolas públicas.
Ação desenvolvida em parceria com o governo federal, o Programa Minha Morada implementa as políticas de redução do déficit habitacional do Estado em conformidade com a Lei Estadual nº 1.312 e Lei Federal nº 11.977. Noventa por cento das 10 mil unidades habitacionais serão totalmente financiadas pelo Governo do Estado e se destinam às famílias cadastradas no CadÚnico (que recebem auxílio do Bolsa-Família) ou que moram em áreas de risco, como fundos de vales. Segundo pesquisa realizada pela Secretaria de Habitação de Interesse Social, 70% do déficit habitacional do Estado ocorre entre pessoas na faixa de renda entre 0 a 3 salários mínimos, que serão atendidas pelo programa. Estas famílias não pagarão nada pelas casas, mas terão alguns compromissos, como não tirar os filhos da escola e cumprir o calendário de vacinação. O cadastramento será feito nos horários das 07h30 às 11h30hs e das 13h30 às 17h30.
Informe-se aqui sobre os locais para manifestação de interesse em Rio Branco.
Reportegem: Golby Pullig
Read More

Intercâmbio entre brasileiros e peruanos em Cruzeiro do Sul Acre


Esse é o primeiro passo para uma política de boa vizinhança, e pode ser a segunda porta que se abre para o intercâmbio Brasil Perú, ja que a primeira em fase de conclusão será pelo município de Assis Brasil.

Foto: Jornal O Rio Branco

Read More

Incêndios na Califórnia


Mais de 2.800 homens trabalham em terra, vindos inclusive de outros estados, como Wyoming e Montana. Eles tentam construir mais de 160 quilômetros de uma linha de proteção contra o fogo. O incêndio começou na quarta-feira, acima da sofisticada localidade de La Cañada Flintridge, devido a causas ainda sob investigação. Até agora, só foi contido em 5%, e as autoridades preveem que ainda pode crescer, por causa do calor e da baixa umidade.

Fonte. Da Reuters
Read More

Consulta pública do trem de alta velocidade termina em 15 de setembro


Caso os planos do governo federal se confirmem, em cinco anos será possível ir de São Paulo ao Rio de Janeiro sobre trilhos, em um trem a 280 km/h. A meta é que o Trem de Alta Velocidade (TAV) esteja pronto para a Copa do Mundo de 2014 e ligue Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, em mais de 510 km de trilhos. Porém, o custo para que o trem-bala brasileiro saia do papel é alto: R$ 34,6 bilhões. O TAV está em fase de consulta pública, até 15 de setembro. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), até a terça-feira (25) tinham sido recebidas cerca de 400 contribuições. O edital deve estar concluído até o fim do setembro e a licitação está prevista para acontecer até o fim do ano. O início das obras, no entanto, depende de eventuais alterações feitas no projeto pelo vencedor da licitação.

O projeto prevê a construção de 90,9 km de túneis, 107,8 km de viadutos e 312,1 km de trilhos na superfície. O trem passará por um túnel sob a capital paulista, por exemplo, porque os técnicos avaliaram que o impacto seria menor por causa das desapropriações necessárias e os custos delas em uma área de grande densidade populacional.

Luciana Bonadio
Read More

Governo anuncia hoje regras para exploração do pré-sal; para Lula, será um 'novo Dia da Independência para o Brasil'


Depois de dois anos da descoberta das reservas de petróleo na camada pré-sal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia hoje (31) o marco regulatório para a exploração do petróleo na área, ou seja, quais serão as regras. Lula afirmou nesta manhã que o anúncio do marco regulatório do petróleo extraído da camada pré-sal representa "um novo Dia da Independência para o Brasil".
Em seu programa semanal Café com o Presidente, ele destacou que a descoberta põe o país entre os maiores produtores de petróleo do mundo. "E petróleo de boa qualidade", disse.Depois de dois anos da descoberta das reservas, Lula anuncia hoje quais serão as regras para a exploração do petróleo na área. Há mais de um ano, o governo discute um novo marco regulatório.Para o presidente, é preciso "aproveitar" o momento para que a Petrobras se torne "ainda mais forte" e para que o Estado brasileiro possa ser "dono" do petróleo. Ele voltou a comentar a criação de um fundo social constituído de recursos obtidos com a exploração do petróleo na camada pré-sal."Um fundo que tem três vertentes básicas: cuidar da educação, da ciência e da tecnologia e da pobreza neste país. Não temos o direito de pegar o dinheiro que vamos ganhar com esse petróleo e torrar no Orçamento da União". Para Lula, é preciso "classificar prioridades" para que o país se torne mais rico e mais desenvolvido.O pré-sal é uma área de cerca de 800 quilômetros de extensão, que vai do litoral do Espírito Santo até Santa Catarina. O petróleo está localizado abaixo da camada de sal, a mais de 7 mil metros de profundidade.


Da Agência Brasil
Read More

CIRURGIA BARIÁTRICA

Cirurgia bariátrica é recomendada quando o índice de massa corporal (IMC), ou seja, a razão entre o peso e o quadrado da altura, é maior que 40kg/m² em indivíduos com idade superior 18 anos, de qualquer sexo. Também pode ser realizada se o IMC estiver entre 35kg/m² e 40 kg/m² e o paciente apresentar diabetes, hipertensão arterial, apneia do sono, hérnia de disco ou outras doenças associadas e a ausência de distúrbios psiquiátricos.A oferta de cirurgia de diminuição do tamanho do estômago para perda de peso nos hospitais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) aumentou 542% desde 2001, quando o procedimento passou a ser realizado pela rede pública, segundo levantamento feito pelo Ministério da Saúde. Somente em 2008, no Brasil, foram realizados 3.195 cirurgias bariátricas. Em 2001 foram gastos R$ 1,237 milhão para 497 procedimentos como esse. No Acre, a cirurgia começou a ser realizada em 2007. De 1994 para 2009, mais de 7 mil pacientes foram atendidos.De 2007 até o momento, 33 pessoas foram cirurgiadas.Há três etapas antes da cirurgia: trabalhar a “cabeça”, a reeduação alimentar e a atividade física. “Antes de fazer a cirurgia, o paciente deve passar por uma avaliação clínica e cirúrgica e um acompanhamento com equipe multidisciplinar. Ele é submetido a uma dieta e, se os resultados não forem positivos, a cirurgia é recomendada, ou seja, a cirurgia é feita em último caso”, disse a psicóloga.
Fonte: jornala tribua
Read More

Arquivo do blog