terça-feira, 11 de agosto de 2009




Acre é o terceiro em doação de órgãos no Brasil

Dados são referentes ao primeiro semestre de 2009, em relação a população por milhão. O Acre ficou atrás apenas de São Paulo e Santa Catarina
Levantamento da Associação Brasileira de Transplante de Órgão (ABTO) coloca o Acre é terceiro lugar na lista dos estados brasileiros que mais captaram órgãos para a realização de transplantes no primeiro semestre de 2009. De acordo com os dados globais da atividade de captação de órgãos por Estado, o Acre apresentou o índice de 11,8 pmp/ano (população por milhão).


Estado já conta com vários profissionais capacitados para realizar a captação de órgãos (Foto: Luciano Pontes)

Do total de 12 potenciais doadores, quatro foram concretizados, colocando o Acre em lugar de destaque, ficando bem acima de estados como Alagoas, Bahia, Goiás, Pará, entre outros, perdendo apenas para São Paulo e Santa Catarina.

Os números revelam ainda que estados como Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins, não realizaram nenhum tipo de captação de órgãos. Deixando o Acre em lugar de maior destaque ainda.

Para o médico Thadeu Moura, coordenador da Central de Transplantes do Acre, o resultado é fruto do trabalho que vem sendo realizado na conscientização da população e também dos investimentos feitos pelo Governo do Estado.

"A equipe da Central vem realizando um trabalho de conscientização de médicos e também da população, apresentando a importância


Dr. Thadeu Moura destaca importância dos investimentos feitos pelo Governo do Estado (Foto: Luciano Pontes)da doação de órgãos. Também temos que destacar os investimentos feitos pelo Governo. Essa união vem garantindo que o Acre esteja em destaque", comemorou.


Mas ele lembra que ainda é preciso mais conscientização das famílias, pois dos 12 potenciais doadores, quatro foram concretizadas, outras quatro não foram autorizadas pela família, três não foram realizadas por contra-indicação médica e uma por parada cardiorespiratória.

Para Thadeu Moura mesmo com os bons números, o Acre ainda precisa avançar mais. E um dos fatores que irão colaborar para esse avanço é a conscientização da família, sobre a doação de órgãos.

"Precisamos que as pessoas estejam mais conscientes e possam autorizar a doação de órgãos. Esse é um gesto que tem salvado muitas vidas em todo país. O Acre está dando grandes passos, com novos investimentos e muitas melhorias, mas precisamos de mais doadores", adiantou o médico.

Fonte: AGAZETA.NET

0 comentários:

Arquivo do blog